PRÉ-INCUBAÇÃO: Projeto Maker Print 3D
Keywords:
Empreendedorismo, Impressão 3D, Koneka, Modelagem 3D, Pré-incubaçãoAbstract
Este projeto integra as propostas selecionadas pelo edital 1/2024 - AGIF/PROPESPI/IFRR para seleção pública de projetos de inovação no exercício de 2024, no âmbito do projeto Acelera Koneka (Koneka - Incubadora de Empresas do IFRR), voltado ao incentivo à pré-incubação e incubação no Instituto Federal de Roraima (IFRR). O projeto MAKER PRINT 3D tem como objetivo desenvolver um empreendimento com potencial de inovação, utilizando a impressão e modelagem 3D como suporte principal para a criação de produtos personalizados, com o apoio de recursos disponibilizados pelo Lab IFMAKER CBVZO. Os produtos desenvolvidos são voltados para o público-alvo de jovens e adultos, particularmente jogadores de videogames, oferecendo modelos decorativos de personagens de jogos. A metodologia aplicada compreende capacitações ofertadas por meio de uma parceria do IFRR com o Sebrae RR, em formato EaD, pela plataforma Moodle, abrangendo oficinas de prototipagem, desenvolvimento de plano de negócios, análise de viabilidade de ideias e diagnósticos para avaliação das necessidades de empreendimento, além de um Workshop sobre Empreendedorismo. Paralelamente, foram realizadas capacitações presenciais no Lab IFMAKER CBVZO, com foco na estruturação de negócios com a metodologia Canvas e criação de identidade visual. Para o desenvolvimento dos produtos, foram empregados equipamentos como impressoras 3D (FDM), incluindo a Creality CR 200, GTMax3D Core A1V2 (ambas de médio porte), e a Finder Flashforge (pequeno porte). O projeto possibilitou também a aquisição de uma impressora SLA de resina Creality Halot Mage 8K (médio porte) e a construção em MDF de uma câmara de cura com luz ultravioleta para acabamentos das peças impressas. Ao todo, já foram feitas 10 peças impressas no decorrer do projeto, sendo duas com a tecnologia NFC (Near Field Communication), das quais, 6 foram comercializadas, gerando ao todo um faturamento de R$ 970,00. A produção inclui tipologias como modelos decorativos, miniaturas, e colecionáveis baseados em personagens de jogos, atendendo principalmente ao ramo de colecionáveis e decoração geek. Esses modelos decorativos personalizados têm atraído grande interesse do público-alvo, validando o potencial comercial do projeto. O critério para a produção das peças foi a demanda de consumidores interessados por colecionáveis das franquias que jogam. Este resultado inicial não apenas demonstra o impacto mercadológico da proposta, mas também oferece aos participantes uma experiência real de mercado. Espera-se, ao término do projeto em dezembro, o desenvolvimento de competências referentes à estruturação e gestão de modelos de negócios, bem como a possibilidade de formalização de uma empresa visando à inserção no mercado. Dessa forma, o projeto almeja se tornar um empreendimento economicamente viável, oferecendo aos participantes uma fonte de renda sustentável após a conclusão do Ensino Médio.