DESENVOLVIMENTO DO OLHAR CRIATIVO ATRAVÉS DE AULAS EXTERNAS DE FOTOGRAFIA NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM DESIGN GRÁFICO
Keywords:
Criatividade, Fotografia, História da Arte, Teoria da CorAbstract
A formação técnica e criativa dos estudantes do curso Técnico Subsequente em Design Gráfico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista Zona Oeste demanda atividades que vão além da teoria, promovendo o desenvolvimento do olhar criativo necessário para composições visuais originais. Este trabalho analisa o impacto de aulas externas de fotografia no desenvolvimento das habilidades perceptivas e criativas dos estudantes, integrando os conceitos abordados nos componentes curriculares do Curso Técnico Subsequente em Design Gráfico. A metodologia adotada consistiu em organizar uma sessão prática de fotografia no centro da cidade de Boa Vista, Roraima, passando por pontos turísticos e históricos da capital. Essa visita proporcionou aos estudantes um contato direto com elementos arquitetônicos e artísticos que representam a identidade local, incentivando a análise das cores e da luz em cenários reais. Por meio da observação das variações cromáticas, da interação da luz natural com superfícies e texturas e dos contrastes presentes nos elementos urbanos, os estudantes puderam aprofundar sua compreensão prática desses conceitos, bem como ao registrarem diferentes ângulos e perspectivas foram desafiados a considerar o enquadramento e a composição de suas imagens, fundamentos essenciais no desenho vetorial. O contexto histórico dos locais visitados também permitiu uma análise prática dos estilos artísticos, conectando a atividade ao componente de História da Arte. Durante a atividade, os estudantes foram incentivados a observar e registrar os pontos turísticos, as paisagens urbanas e as manifestações artísticas que evidenciassem formas, perspectivas, harmonias e contrastes de cores, conectando a prática fotográfica com diversas formas de arte. Os estudantes foram divididos em grupos e utilizaram câmeras fotográficas profissionais, o que possibilitou experimentarem diversas configurações técnicas, aprofundando sua compreensão sobre a influência de elementos como abertura, velocidade, enquadramento, planos, foco, profundidade de campo e as perspectivas macro e micro do cenário fotográfico. Os resultados obtidos demonstraram uma melhoria significativa na capacidade técnica dos estudantes no manuseio de equipamentos fotográficos, bem como um aprimoramento na sensibilidade estética e no uso de cores e formas como ferramentas de comunicação visual. A sessão fotográfica externa também contribuiu para aprimorar a percepção compositiva dos estudantes em relação a identidades visuais, fachadas e à comunicação visual de diversas empresas. Além disso, a atividade favoreceu o desenvolvimento de um repertório visual mais diversificado e para uma maior confiança na expressão criativa dos estudantes. As considerações finais reforçam que a inclusão de aulas externas diversificadas como essa de fotografia no curso Técnico Subsequente em Design Gráfico contribui para uma aprendizagem significativa, promovendo a criatividade e preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, que exige profissionais capazes de integrar conhecimento técnico, inovação e sensibilidade artística.