RESENHA PURA: Leituras escritas sistemáticas para o aprofundamento da vida
Keywords:
Aprimoramento, Escrita, Formação, LeituraAbstract
A demanda de aprimoramento da leitura, escrita e interpretação são recorrentemente mencionadas no senso comum e em pesquisas sobre a educação brasileira. Dessa forma, nos perguntamos o que tem lido os jovens? Quais os temas que lhes têm interessado? De que forma têm lido? Em que medida são provocada (as) a ler e escrever? Há alguma rotina de leitura? O que os motiva a ler e escrever? É possível compartilharem seus saberes entre si, de forma que também contribuam na formação mútua? A estratégia metodológica deste projeto baseia-se nas atividades de leitura interativa e percorrem etapas de pré-leitura, leitura-descoberta e a pós-leitura. Possibilitando efetuar a escrita, para que os integrantes do grupo construam resenhas críticas. Além dos encontros quinzenais para dar tempo de lerem as obras e fazerem suas análises. O projeto se dá a partir da seleção de 30 jovens do sul de Roraima, que compreende os municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe, entre 15 a 25 anos, através do preenchimento de um formulário virtual, para reuniões, via google meet, a fim de discutir, refletir e fichar algumas obras renomadas em formato digital, já indicadas no formulário da inscrição, para que possam construir resenhas críticas em até 5 páginas e enviar para a coordenação do projeto e concorram à premiação. Essa avaliação levará em consideração a qualidade textual, a presença, a assiduidade e a participação nas reuniões, para poderem escolher uma obra física de seu interesse em até 100 reais. Essa obra poderá ser resgatada no campus Novo Paraíso ou em circunstância que for viável a entrega, mediante registro da compra e da entrega em termo assinado pela pessoa ganhadora. Com isso, ocorrerá a construção e partilha do trabalho em uma página de rede social com o nome do projeto, para continuarmos no incentivo da propagação de leitores a partir de iniciativa do IFRR. Como desfecho, propomos como compromisso social e educacional a certificação de 60 horas. Os resultados esperados estão entre o estímulo à leitura e à escrita nas etapas formativas de jovens do sul de Roraima, na formação de um "clube de leitura" e disseminação de obras clássicas com temáticas sociais e a publicação desse processo de trabalho em redes sociais para incentivar outras pessoas em qualquer etapa da vida. Na etapa final, ocorrerá a construção e partilha de uma página no Instagram com o nome do projeto para continuarmos no incentivo da propagação de leitores a partir de iniciativa do IFRR, trocando informações de várias fontes. Tudo isso para a certificação de 60 horas de participação no projeto. As obras para a resenhas são: "O perigo de uma história única", da autora Chimamanda Ngozi Adiche, "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry e "Jaci a filha da lua", de Rosa Morena.