A SUSTENTABILIDADE EM EVIDÊNCIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PEÇAS DECORATIVAS COM A REUTILIZAÇÃO E A RECICLAGEM DE MATERIAIS DIVERSOS
Keywords:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos,Abstract
A temática educação ambiental tem sido largamente debatida nas mais diversas áreas do conhecimento e nos meios de comunicação. Tais discussões surgem com base na preocupação e cuidado com o meio ambiente. Nesse sentido, a preocupação com as questões ambientais tem ganhado ampla divulgação nos meios de comunicação e espaço nas reuniões de líderes mundiais, pois os impactos ambientais negativos atingem a todos, sendo que nas áreas urbanas o problema torna-se mais evidente, difícil de ser gerenciado pelos órgãos e pelas instituições públicas. Assim, com o objetivo de promover a sensibilização em relação à importância da reciclagem com foco na reutilização de materiais diversos que seriam destinados aos lixões e aterros sanitários podendo ser transformados em peças decorativas, realizou-se um projeto de extensão, que originou este resumo, culminando com a realização de uma exposição das peças produzidas ao longo das atividades propostas, bem como pesquisa de satisfação acerca da participação. Para tanto, em termos metodológicos para a sua execução, considerou-se 05 (cinco) etapas, integrando ensino, pesquisa e extensão, a saber: 1) levantamento dos interessados em participar do projeto; 2) realização de oficinas com foco na sensibilização acerca do tema reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos; 3) coleta, seleção e, se necessário, higienização dos materiais utilizados nas atividades propostas; 4) levantamento para se verificar o interesse na aquisição das peças decorativas produzidas e para se estabelecer a precificação destas; e 5) exposição das peças decorativas produzidas. Ao longo das atividades que foram desenvolvidas no projeto foi possível perceber o engajamento dos participantes, o que pode ser um reflexo de suas sensibilizações acerca da temática, sobretudo fortalecendo o interesse destes pelo tema, especificamente frente à educação ambiental/reutilização e redução do volume de resíduos sólidos produzidos no cotidiano. Percebeu-se uma difusão da relevância da temática educação ambiental e do desenvolvimento de práticas sustentáveis, especialmente uma vez que os próprios participantes atuaram como propagadores do tema. Em linhas gerais, foram coletados no projeto os seguintes materiais reciclados: 65 garrafas pets, 27 potes de plásticos, 32 tampas de garrafa, 37 rolos de fita, 3 vasilhas de plástico, 15 caixas de leite, 6 latas de Nescau, 62 bandejas de isopor, 650 cds, 30 palitos de picolé, 50 palitos de churrasco, 13 caixas de papelão, 12 fitas de pano e cetim, 22 potes com miçangas, 6 kg de papel (cadernos, livros, revistas, etc.), 15 kg de papel cartão, e.v.a, papel brilhante e cartolina, 3 embalagens de cartela de ovos, 10 peças de roupas usadas e 5 copos de isopor. Além do volume de materiais reciclados, foi possível ao longo das atividades realizadas no projeto, produzir várias peças decorativas, promovendo não só a sensibilização esperada, mas também a possibilidade de geração de renda, utilizando materiais reciclados e reutilizados. Dessa forma, foi possível contribuir para a reflexão acerca da educação ambiental/reutilização e redução do volume de resíduos sólidos produzidos no cotidiano, bem como difundir a relevância da temática educação ambiental e práticas sustentáveis.