AUTISMO - GRUPO DE APOIO: Cuidando de quem cuida
Keywords:
Família, Autismo, Apoio, InclusãoAbstract
O diagnóstico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode trazer desafios físicos e emocionais para a família, devido às demandas que o transtorno impõe. Com o intuito de oferecer suporte, o trabalho visou realizar atividades de apoio coletivo para pais e familiares de crianças e adolescentes com TEA, incluindo momentos recreativos e esportivos durante os encontros. Foram realizadas rodas de conversa e formação de grupo de Ajuda Mútua chamado "Cuidando de Quem Cuida" e também foram oferecidas atividades recreativas e esportivas para as crianças e adolescentes autistas, incentivando a troca de experiências e a partilha de sentimentos, quinzenalmente, aos sábados, no período diurno, com apoio de voluntários da associação União de Pais e Pessoas Autistas – UPPA Roraima, além de eventos com profissionais qualificados para esclarecer dúvidas e promover reflexões entre o período de 08 de abril e 28 de junho de 2024. O grupo de apoio buscou proporcionar um espaço seguro para os pais compartilharem suas vivências e receberem suporte emocional. Em abril de 2024, durante o mês de conscientização sobre o autismo, foi realizado o Abril Azul, em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e o Programa Desenvolver do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima, a UPPA e o TEAMARR - Centro de Acolhimento ao Autista foi realizado no dia 16 de abril de 2024, o evento "Autismo: Compreendendo e Rompendo Barreiras", com palestras sobre mitos e verdades sobre o autismo e estratégias de intervenção. O evento, o contou com a participação de 134 pessoas, sendo 87,3% estudantes do IFRR - Campus Boa Vista, teve uma avaliação positiva, com 56% dos participantes atribuindo nota máxima, destacando a qualidade das palestras e a relevância do tema discutido refletiram um elevado nível de satisfação. O trabalho ofereceu acolhimento, escuta e pertencimento a familiares de crianças e adolescentes com TEA, fornecendo conhecimentos técnicos sobre o transtorno e abordando temas como diagnóstico, intervenção, nutrição, direitos dos autistas e a inclusão em diferentes espaços sociais. Além de promover o empoderamento das famílias por meio do compartilhamento de experiências e apoio emocional, o trabalho também ofereceu informações sobre redes de apoio, diagnósticos, tratamentos específicos e estratégias de manejo familiar, incentivando a sociedade a ampliar o conhecimento sobre o TEA e combater o capacitismo, promoção de inclusão, respeito e melhor qualidade das pessoas autistas.