ELABORAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA HERMENEGILDO SAMPAIO, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE, INTEGRAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Authors

  • Bruno Daniel Pereira Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ediane Estevão Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Thays Cristine Soares de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Luana Firmino Lobo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, e outras pessoas. Desse modo, o jogo é um recurso pedagógico relevante
para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes possibilitando, ambientes desafiadores, capazes de “estimular” e, consequentemente, conquistar estágios mais elevados de raciocínio.

Nossa intenção ao confeccionar jogos pedagógicos com materiais recicláveis, foi por serem mais atrativos e de baixo custo, apresentam-se como possibilidades de que para trabalhar o lúdico em sala de aula, não é necessário ter custos elevados
com jogos pedagógicos. Com essa proposta que o projeto surgiu com a finalidade de elaborar jogos a partir de materiais recicláveis para serem utilizados como recursos educativos durante as atividades escolares, proporcionando uma
aprendizagem significativa. Outro relevante objetivo é sensibilizar os sujeitos envolvidos na execução do projeto para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo e, consequentemente, com a responsabilidade
social da comunidade local.

Published

2015-12-18