BALÉ CLÁSSICO: DESENVOLVENDO ASPECTOS MOTORES ATRAVÉS DA DANÇA

Authors

  • Brendha Nascimento dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Daygles Maria de Souza Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

O balé clássico para além da dança é uma arte que propicia o aprendizado e o desenvolvimento da sensibilidade, da leveza, disciplina, musicalidade, criatividade, coordenação motora, flexibilidade, memória, percepção, noções de espaço, concentração, trabalho em grupo e de vários outros aspectos importantes na formação do indivíduo, em especial das crianças. É também uma das modalidades de arte e dança de menor acesso a comunidade de baixo poder aquisitivo, uma vez que as escolas que oferecem balé clássico no estado de Roraima são poucas, privadas e apresentam um alto custo mensal que apenas as pessoas que fazem parte de um estrato social mais elitizado conseguem acessar. Frente a este contexto, o Projeto de Extensão Balé Clássico: trabalhando aspectos motores através da dança, tem como objetivo trabalhar o corpo por meio dos movimentos e exercícios inerentes a dança clássica, bem como atitudes e comportamentos que contribuam na formação do indivíduo. Sua relevância social consiste em poder proporcionar a jovens e crianças em vulnerabilidade social, acesso a arte do balé e a comunicação e expressão através da dança clássica. É, portanto, um projeto de caráter social, educacional e cultural, que busca contribuir com a formação do indivíduo que se encontra em vulnerabilidade social por meio da dança. Além disso o projeto contribui fundamentalmente com a formação do profissional que pretende trabalhar na área e exercer docência. O processo de inscrição e seleção dos participantes considerou como principal critério a renda social e a idade de crianças e adolescentes de ambos os sexos. Deste modo participam do projeto crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, todas do sexo feminino, distribuídas em três turmas, nos turnos vespertino e noturno, com aulas em dias alternados nas segundas quartas e sextas. O projeto ainda está em execução, mas já apresenta resultados parciais positivos que sinalizam a possibilidade de sua continuidade no ano de 2018, em função da grande procura inicial e da solicitação dos pais para que o projeto continue. O encerramento dar-se-á com a apresentação de duas coreografias preparadas com temas referentes as comemorações natalinas, previstas para acontecerem no Evento de Encerramento do Semestre letivo do IFRR.

Published

2017-11-30