CORDEL LITERÁRIO: LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA POR ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL OVÍDIO DIAS
Abstract
O gênero textual Literatura de Cordel é uma forma de aplicar a oralidade e a escrita em Língua Portuguesa. Esse tipo de literatura aborda temas atuais e diversificados; por isso, o público-alvo, no caso, os jovens se identificam bastante com essa linguagem que, ao mesmo tempo que está mais próxima do cotidiano deles, apresenta ilustrações que se referem, de modo geral, ao tema tratado. O objetivo deste projeto é apresentar à comunidade acadêmica a Literatura de Cordel, com temas regionais e locais, em sua estrutura escrita e oral, bem como os benefícios advindos desse tipo de literatura que é mais acessível ao público estudantil. Para isso, em um primeiro momento, houve uma reunião com os alunos e com a gestão da Escola Estadual Ovídio Dias, localizada no município de Amajari-RR, para a apresentação do projeto. Em um segundo momento, realizou-se uma oficina, apresentando a Literatura de Cordel com 10 alunos participantes do projeto na oficina. Esses 10 alunos inscritos seriam os multiplicadores, dentro da escola, para os demais discentes interessados, ressaltando o manuseio e a visualização do formato dos cordéis. Um terceiro momento se fez necessário com pesquisas e produções escritas, A partir desta oficina, os alunos puseram a “mão na massa” e iniciou-se o processo de escrita dos textos e dos desenhos que fazem parte do cordel, assim como a identificação das rimas e da métrica. Um quarto instante ainda se impõe na produção da estrutura dos poemas com a presença da orientanda e do professor. Feito isto, partiu-se para a digitação dos cordéis. Os poemas produzidos pelos alunos podem servir de guia de leitura e informação, pois os discentes apresentam seu município com sua diversidade de fauna e de flora, personagens e história. Sendo assim, acredita-se também que a produção dos folhetos de literatura popular contribua para a formação do aluno na escola e na sociedade de que faz parte, alcançando resultados significativos no que diz respeito à escrita e leitura, além de um amplo conhecimento de sua região de origem.