REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS INDÍGENAS DA COMUNIDADE CANAUANIM FALANTES DAS LÍNGUAS WAPIXANA E MACUXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Língua Espanhola, Língua Indígena, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho decorre de um estudo desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, tendo por base um projeto de pesquisa, com o tema Reflexões sobre o Ensino de Língua Espanhola para Alunos Indígenas da Comunidade Canauanim falantes das línguas Wapixana e Macuxi: desafios e perspectivas. Dessa forma, o objetivo geral visa analisar, após experiência de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola para alunos Indígenas falantes das línguas Wapixana e Macuxi da Comunidade Canauanim, quão significativo foi o processo do conhecer mais uma língua além da materna e a nacional. Bem como os objetivos específicos descrever características do processo de aprendizagem multilíngue envolvendo línguas indígenas maternas, língua nacional e língua estrangeira; contextualizar os fundamentos teóricos do ensino da língua espanhola para os alunos indígenas; desenvolver atividades de pesquisa que colaborem para a ampliação da aprendizagem da língua espanhola pelos alunos indígenas em sala de aula; E por fim observar a participação, a interação dos alunos indígenas no processo de aprendizagem a partir do ensino da língua espanhola. Pois o estado de Roraima possui uma variedade linguística e cultural significativa, formada pela população local de povos das diferentes etnias indígenas (Macuxi, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Yanomami, Taurepang, Ingaricó, Patamona, Yekuana, Sapará, Wapichana) e da população advinda dos estados brasileiros, e de outros países como: Venezuela e Guiana Inglesa que formam a tríplice fronteira com o Brasil. Do ponto de vista do método, trata-se de pesquisa-ação, cuja investigação visa à modificação de uma determinada realidade, através da participação direta dos sujeitos envolvidos durante a pesquisa, conferindo ao pesquisador os papéis de pesquisador e de participante. Desse modo, a pesquisa proposta contribui para a compreensão e analise dos desafios e perspectivas do Ensino de Língua Espanhola para Alunos Indígenas, contribuindo assim para a formação da Identidade Linguístico-Cultural.