PASSEI NO IFRR/CBV: UTILIZANDO A REDE SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO
Abstract
O contexto de pressão sobre os jovens para a qualificação e empregabilidade nos moveu para submeter o presente projeto de extensão ao PBAEX do IFRR/CBV, remetendo mais diretamente a preocupações relacionadas à inclusão social dos jovens, a partir da formação educacional e profissional. Além disso, sabemos do compromisso do IFRR quanto a responsabilidade social. Nosso entendimento sobre o caráter inclusivo desse projeto de extensão repousa nos dados analisados do último processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, realizado no ano 2016; na qual foram distribuídas 210 vagas em 5 cursos, com 2.530 candidatos inscritos. Para os cursos mais concorridos, como o curso de Informática, essa concorrência se aproximou de 30 candidatos por vaga. Constatamos que os estudantes da rede pública de ensino local, estão em desvantagem frente aos estudantes da rede privada, posto que os primeiros obtiveram 3,7 como resultado, enquanto que os segundos alcançaram 6,0. Assim, o projeto visou criar e divulgar um ambiente virtual de acesso gratuito voltado a oportunizar o compartilhamento de experiências entre jovens estudantes que pretendem ingressar em cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo IFRR/CBV e os estudantes e profissionais dessa instituição. O projeto foi estruturado em etapas, a 1ª foi a criação de uma página no Facebook e divulgação de conteúdos através de cartazes, folders e vídeos, a 2ª foi a realização de aulões presenciais, ministrados por docentes de Língua Portuguesa e Matemática. A estratégia de alcance desses adolescentes baseou-se na latente utilização das redes sociais por estes. A página está organizada em blocos, sendo estes: “Que cursos você quer fazer, “Qual profissão tem a sua cara? “e “Saiba por que eu escolhi estudar no IFRR/CBV. Podemos apresentar como resultados preliminares o envolvimento dos participantes a partir das interações estabelecidas a partir do Facebook, na qual podemos apontar, até o momento, tomando como exemplo os vídeos de depoimentos e dicas de estudo alcançou a 18.128 pessoas, tendo 9.500 visualizações em um dos vídeos publicados, 292 curtidas, 50 comentários e 25 compartilhamentos em uma única publicação, levando em igual patamar as demais publicações realizadas até o momento. Os resultados apresentados nos levam a considerar o sucesso e alcance do objetivo proposto no projeto. Durante realização do mesmo, foi possível constatar o anseio dos estudantes por uma oportunidade de qualificar-se, tendo em vista as barreiras que enfrentam. Dar acesso gratuito a informações preparatórias para um processo seletivo tão concorrido é oportunizar a inclusão de um jovem a algo que possa mudar a sua perspectiva de futuro. Em nosso projeto estamos difundindo diretamente aquilo que uma instituição de ensino tem de melhor a oferecer a sociedade, suas próprias ações, contribuindo com a cidadania e divulgando e reconhecendo a importância social do IFRR/Campus Boa Vista.