PORTUGUÊS BÁSICO PARA IMIGRANTES HISPÂNICOS
Abstract
O presente trabalho pretende apresentar os resultados parciais obtidos no desenvolvimento do projeto Português Básico para Imigrantes Hispânicos, aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão – PBAEX 2017, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, Campus Boa Vista, no período de 18 de maio de 2017 a 18 de novembro de 2017. As aulas do curso ocorreram sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h e são ministradas com os objetivos de proporcionar aos imigrantes hispânicos, residentes em Boa Vista, situações de aprendizagem de Língua Portuguesa em nível básico; apresentar soluções comunicacionais para situações do dia-a-dia; apresentar aspectos gerais da cultura brasileira; e desenvolver as quatro habilidades para o aprendizado de uma língua estrangeira, conversação, leitura, compreensão oral e escrita. Para tanto, adotaram-se os princípios da abordagem comunicativa, com o uso das diversas técnicas de ensino, como as dinâmicas de grupo, seminários, músicas, dramatizações, criações de diálogos, dentre outras, visando sempre propiciar uma melhor interação entre os alunos e facilitar a aquisição da língua e as trocas de conhecimentos. Para uma maior assertividade nas propostas de ensino, foi imprescindível a leitura prévia a respeito das teorias de ensino de idiomas, com foco na abordagem comunicativa, e didática de línguas estrangeiras. Para isso, recorremos aos trabalhos de Almeida Filho (2008) e Martinez (2009), entre outros. Apesar das atividades do projeto ainda estarem em desenvolvimento, já é possível vislumbrar uma melhora na capacidade comunicativa dos alunos na língua meta, além de uma evolução das habilidades leitora, auditiva e escrita. Sendo assim, conclui-se que o projeto poderá não somente minimizar as dificuldades linguísticas, por meio do acesso à língua e da difusão da cultura brasileira, como também promover a inclusão social dos imigrantes inscritos no curso e a possibilidade da vivência, na prática, das diversas situações de ensino-aprendizagem pelo aluno bolsista, configurando-se assim, numa oportunidade ímpar para sua formação docente.