A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO IFRR CAMPUS BOA VISTA: UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EDIFICAÇÕES E ELETRÔNICA
Abstract
A coleta seletiva no Brasil teve origem na cidade de Curitiba, durante a última administração do então Prefeito Jaime Lerner (1988 a 1992), em sua forma mais planejada. Baseou-se em selecionar a parte inorgânica do lixo. (Lima, 2002). Com uma abordagem de natureza interdisciplinar, este projeto traz a importância da coleta seletiva e do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFRR, visto ressaltar um problema de grande contexto ambiental em uma realidade próxima do aluno, e inserir o mesmo nesse compromisso e responsabilidade. Intensamente discutido na atualidade, este tema gera reflexões no aspecto que mais incomoda os países e o mundo, e necessita ser enraizado no espaço educacional, o que propõe tornar o ambiente em equilíbrio, saudável ao convívio dos que ali transitam. O termo gerenciamento de resíduos sólidos se refere aos aspectos tecnológicos e operacionais da questão, envolvendo fatores administrativos, gerenciais, econômicos, ambientais e de desempenho (Lima, 2002), nesse sentido este projeto apresenta o objetivo de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos com participação dos alunos. Há que se destacar que a condição dos resíduos no Campus Boa Vista atrai a atenção, pela des-organização e não-gestão dos mesmos. Concomitante as ações desenvolvidas no projeto serão realizadas atividades de educação ambiental, o que proporciona uma mudança de hábitos e atitudes em todos que ali convivem diariamente. Será realizado um diagnóstico com foco na caracterização dos resíduos de consumo geral da instituição e, aplicação de questionário ao corpo docente, discente, técnicos e servidores, que encontra-se em andamento, que conduzirá a elaboração do plano e definir a proposta de gerenciamento, com ações e medidas adotadas para sua implantação, formas de tratamento e disposição final correta dos resíduos gerados. Ações de educação ambiental serão realizadas de forma permanente, de forma a engajar os novos discípulos a desenvolver uma postura ética e moral como exercício da cidadania, compartilhando na formação de seres participativos e críticos, cientes da responsabilidade em preservar o meio ambiente. A oferta de oficinas, palestras, atividades práticas de conscientização (mudança de hábitos) e visitas técnicas a pontos estratégicos, algumas já realizadas, como na pedreira Pedra Norte no Município de Mucajaí, no Sítio São José, na Vicinal de acesso a Vila de Apiaú, na Estação de Tratamento de Água – ETA/CAER e, em agendamento, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, na cidade de Boa Vista/RR, tais atividades despertam reflexões e sensibiliza o educando quanto ao cuidado e preservação dos recursos naturais. A elaboração do Plano de Gestão dos resíduos sólidos com participação efetiva do aluno proporcionará uma eficácia em seus resultados o que conduzirá a uma diminuição/eliminação de focos de insetos, roedores e animais, o que causam impactos ambientais negativos e na saúde pública. Os resultados estão apresentados de forma parcial, visto que 50% dos alunos e 10% dos professores responderam aos questionários, e 20% das visitas e atividades foram realizadas.