A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS JOVENS E ADULTOS A LUZ DA CONCEPÇÃO ANDRAGÓGICA

Authors

  • Geovani de Souza Barroso Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES)
  • Eliezer Nunes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sara Nunes Silva Escola Estadual José de Alencar

Abstract

A justificativa deste estudo iniciou da necessidade de uma intervenção sobre como organizar as aulas para os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Padre Calleri. Os procedimentos didáticos desta organização das aulas foram baseados na concepção chamada Andragogia. Esta nova forma de ensino transcende a visão tradicional e vai além das atuais fronteiras disciplinares e conceituais da concepção de ensino mecânico imposto aos sujeitos adultos. A Andragogia se apresenta em uma visão clara e objetiva das especificidades da natureza do processo educacional de adultos distinguindo-as das finalidades e objetivos de uma educação de crianças e adolescentes; leva em consideração o perfil mais determinado das características bibliográficas, psicoemocionais, econômicas, sociais e políticas dos adultos; assim com a valorização de uma atenção especial às circunstâncias e condições de vida, das experiências e das vivências dos adultos homens e mulheres trabalhadores no processo educacional. Este trabalho tem como objetivo: descrever a organização das aulas para o sujeito da Educação de Jovens e Adultos, baseada na concepção pedagógica, fundamentada na autora Bellan (2005) em consonância com os outros autores. Neste sentido para atingir os níveis esperados de aprendizagem autora apresenta, em uma ordem de 9 passos, como proceder na organização do plano de aula: 1. Estude seus alunos: descubram quais são suas necessidades, seus valores, seus anseios, seus constrangimentos; 2. Defina os objetivos de sua aula: selecione os objetivos que conduzirão a terem suas necessidades supridas; 3. Selecione o conteúdo: escolha um conteúdo sequência lógica e concisa. Determine começo, meio e fim; 4. Selecione a técnica de ensino: escolha a técnica mais adequada para sua aula levando em conta seus alunos, o local e o tempo disponível; 5. Escolha os recursos audiovisuais: prepare o material didático com eficiência para causar impacto; 6. Determine o tempo de aula: aproveite todo o tempo disponível. Lembre-se de calcular o tempo necessário às atividades. Não exceda à hora marcada para não tornar-se inconveniente; 7. Revise a ideia central: confirme se seus objetivos não foram esquecidos durante o processo; 8. Faça a conclusão: separe uma frase ou pequena história que marcará a ideia central e que os alunos devem levar para casa; 9. Desenvolva a introdução: depois de saber tudo o que acontecerá em suas aulas, providencie um estímulo que prenderá a atenção de seus alunos desde o primeiro momento. Com base neste projeto pode-se perceber que trabalhar com propostas pedagógicas diferenciadas na EJA, utilizando-se de uma metodologia baseada na arte de ensinar adultos, resultou-se num processo de organização de aulas que proporcionou o ensino e aprendizagem satisfatória para com os envolvidos no processo educativo. E que o educador de jovens e adultos deve levar em consideração as particularidades dos alunos desta modalidade da educação básica, suas características e suas expectativas de vidas. Conclui-se assim, que parte dos docentes da Escola Estadual Padre Calleri, têm consciência da importância da formação do cidadão, e que o grande desafio é romper com os limites que restringem a atividade escolar à mera repetição de conteúdos.

 

Published

2017-12-21