FEIRA DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO MILITAR DR. LUIZ RITTLER BRITO DE LUCENA
Abstract
A educação no Brasil vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, podemos chama-las de mudanças da contemporaneidade, devido a essas novas mudanças o educador deve estar preparado para os diferentes métodos de ensino, tendo como principal objetivo ensinar e incentivar as diferentes formas de construir o conhecimento. Em uma dessas formas podemos citar as Feiras de Ciências, é uma metodologia não-formal de despertar o interesse dos alunos pela ciência, além de levar um método de ensino mais dinâmico para o ambiente escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foram definidos alguns objetivos sendo eles: Analisar as contribuições e os desafios das Feiras de Ciências para o desenvolvimento das práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem; Identificar os principais desafios enfrentados por professores e alunos das escolas públicas para a organização e realização de uma Feira de Ciências; Compreender as contribuições da Feira de Ciências no processo de ensino-aprendizagem para a formação dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários, contendo oito perguntas, sendo três objetivas e cinco discursivas, no Colégio Militar Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, com os alunos da 1º série (C, E e G) do ensino médio, somando um total de 63 questionários aplicados. Já com os professores a pesquisa foi realizada por meio de entrevista, realizada com duas professoras da disciplina de Biologia. Dos 63 questionários aplicados aos alunos, apenas 43 afirmaram ter participado de uma Feira de Ciências. Quando questionados sobre: A sua escola incentiva os alunos a participarem das Feiras de Ciências? De que forma? 51% dos alunos entrevistados responderam que não há incentivo suficiente por parte da gestão e dos demais (49%) responderam que sim. Quando foi perguntado se as Feiras de Ciências são importantes para a aprendizagem e formação dos alunos, 94% dos alunos responderam que sim. Sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos para a realização das Feiras de Ciências as respostas foram a falta de materiais didáticos, falta de recursos para desenvolver experiências, falta de internet para pesquisas e a falta de interesse dos próprios alunos. Na entrevista com os docentes foi abordado a importância da Feira de Ciências como método de ensino, as mesmas responderam que é um método positivo, pois estimula o conhecimento científico e envolve os alunos com os assuntos abordados, quando perguntado sobre os desafios as mesmas relataram a falta de recursos, incentivo, motivação e organização. Apesar dos desafios, as Feiras de Ciências enquanto recursos didático- pedagógico contribuem de maneira positiva durante o processo de formação dos alunos.