MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
O componente curricular de Português II integra o plano dos cursos técnicos de Agroindústria e Agropecuária, ambos integrados ao Ensino Médio, do Campus Novo Paraíso do IFRR. A carga horária semestral para o referido componente é de 40h/módulo. Assim, o desenvolvimento de atividades de monitoria no referido componente curricular possibilita ao discente monitor o contato mais próximo com a Linguagem, Códigos e Tecnologias, permitindo a compreensão e o uso dos sistemas simbólicos das diferentes linguagens para a construção e constituição de significados, informação e comunicação, além de interagir diretamente e auxiliar outros discentes de outros módulos, fortalecendo assim as práticas de ensino e pesquisa e o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no sul do estado de Roraima. Os objetivos são, contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua portuguesa II, minimizando as dificuldades encontradas pelos alunos, auxiliar os alunos nas aulas teóricas e na resolução de exercícios, proporcionar uma ampliação do conhecimento dos conteúdos inerentes à disciplina, melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa. Dentre as atividades desenvolvidas estão, auxiliar os alunos na resolução de listas de exercícios, indicando bibliografias complementares, esclarecendo dúvidas, além de contextualizar o conteúdo teórico com a prática e desenvolver pesquisas para aprofundar o conhecimento na área da linguagem. Em metodologia está atendimento a discentes, plantão tira dúvida e acompanhamento dos trabalhos do componente curricular ao qual foi selecionado, pesquisa e auxílio ao docente na elaboração de listas de estudo dirigido, acompanhando sua aplicação e incentivando pesquisas na internet e acervo da biblioteca, auxílio nas dúvidas sempre procurando revisar e contextualizar de forma clara e sucinta os assuntos ministrados pelo professor dentro da realidade do curso. Espera-se elevar o índice de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos desta instituição, proporcionando menos reprovação na mesma. Diante disso, pode-se conjecturar o aumento no número de alunos interessados por Língua Portuguesa e o consequente fortalecimento das bases tecnológicas relacionadas à disciplina.