PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS

Authors

  • Paulo Alves Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Pierlangela Nascimento Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ramon Oliveira de Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

O projeto "Produção de Vídeos e Documentários Educativos" busca proporcionar aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFRR/Campus Amajari a criação de vídeos educativos voltados para a temática da cidadania. A questão da cidadania envolve hoje novos temas e problemas tais como: o desemprego; a segregação étnica e religiosa; o reconhecimento da especificidade cultural indígena; os novos movimentos sociais; o desrespeito pela vida e pela saúde; a preservação do patrimônio histórico-cultural; a preservação do meio ambiente; a ausência de ética nos meios de comunicação de massa; o crescimento da violência e da criminalidade. Nos últimos anos o ensino tradicional passou a ser questionado. O aluno passou a ser sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem e não apenas mero receptor de conteúdos. As novas tecnologias têm causado um grande impacto dentro e fora da sala de aula, e como consequência mudanças metodológicas são necessárias nessa construção do conhecimento. O programa teve como público alvo principal, discentes do IFRR-CAM, escolas da região e também profissionais da área agrícola, bem como as comunidades indígenas e servidores da instituição. O local de execução e produção do programa proposto foi nas dependências do IFRR-CAM. O projeto visa a produção intelectual de conteúdo em linguagem televisiva, nas áreas relacionadas ao universo das unidades agrárias do IFRR. Com abordagem dinâmicas, relevantes e didáticas explorando os aspectos audiovisuais, como elementos para aprendizagem do telespectador. Sendo criado um programa que será exibido via internet, chamado de “Escola do Campo”. O projeto contribuiu para: Construir um mecanismo secundário, que dará apoio aos professores em relação ao repasse dos conteúdos; Participação de atividades de investigação e pesquisa dos colaboradores; alunos; professores e demais parceiros envolvidos no projeto; Interação com conhecimento nos eixos tecnológicos, científicos e culturais; Incorporação de novas atitudes de forma reflexiva. Os objetivo geral é: Criação de vídeos educativos e documentários que abordem através das diversas entrevistas realizadas a construção da cidadania. Através do projeto, os alunos estão desenvolvendo uma consciência crítica de sua realidade se colocando como sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem. O projeto tem possibilitando um trabalho interdisciplinar e o envolvimento da comunidade escolar na elaboração, na edição dos vídeos que foram e estão sendo realizados. Proporcionou também a construção de conhecimentos diante de situações específicas. Outro ponto a ser destacado é o contato maior dos discentes com instrumentos proporcionados pela tecnologia.

Published

2017-12-22