O ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA
Abstract
Ao falarmos de escravidão, é comum associarmos tal conteúdo a representações imagéticas que desde a infância percebemos na mídia, nos livros didáticos, no cinema. Relacionamos o tema aos navios negreiros, ao Brasil colonial, à escravidão indígena utilizada do norte ao sul do continente americano ou entre tribos africanas. No entanto, a escravidão ocorreu desde os primórdios da humanidade e possui elementos essenciais característicos desta prática que, infelizmente, acompanhou a trajetória humana em diferentes temporalidades. Este trabalho é fruto de investigações sobre o conceito de escravidão à luz das teorias de aprendizagem da Psicologia Histórico Cultural, sobretudo, do ensino problematizador do pesquisador russo M I.Majmutov. O autor critica a falta de relação entre teoria e prática no contexto escolar, o pequeno volume de conhecimentos e a escassez de situações que permitam a criatividade dos estudantes e o baixo nível de assimilação dos conceitos pelos estudantes na educação tradicional; também ressalta que as elaborações de sequências didáticas a partir de conteúdos que utilizem elementos contraditórios e a criação de exercícios que incitem a capacidade de fazer conjunturas e análises podem corroborar para o desenvolvimento da independência cognitiva e do pensamento crítico dos alunos. Esta proposta busca apresentar um método de ensino para a construção de um conceito de escravidão contemporânea para o ensino médio que promova a interconexão entre passado e presente pautado em prerrogativas historiográficas e metodológicas, que se contrapõem a visões simplistas referentes ao conceito de escravidão. Devido a amplitude de subtemas, também contempla as prerrogativas da LDBEN 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas redes de ensino.
Palavras-chave: Ensino problematizador. Escravidão. Majmutov.