A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO MATERIAL AUXILIAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL

Authors

  • Fernanda Santana Araújo

Abstract

Este resumo objetiva apresentar as atividades realizadas pela aluna Fernanda Araújo nos dois primeiros bimestres do ano letivo na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, sob a supervisão da professora Maria José e do professor José Aderbal. Foram elaborados dois materiais: o Baralho Matrizes e a Corrida da Soma e da Subtração, visando suprir supostas dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da Matemática. O Baralho de Matrizes é composto por dois baralhos, um contendo diferentes matrizes em cada carta e o outro dado destas matrizes (diagonal principal, etc.). Cada matriz possui quatro cartas correspondentes. No início do jogo cada participante recebe uma carta do primeiro baralho. É dado um tempo para que os alunos se familiarizem com a matriz. Em seguida o segundo baralho é embaralhado e é dado quatro cartas para cada jogador. Ganha o jogo aquele jogador que primeiro tiver em mãos as quatro cartas correspondente a sua matriz. Para jogar a Corrida da Soma e da Subtração, é necessário um dado numérico e um com sinais de soma e subtração, quadro branco e pincéis. É desenhada uma tabela no quadro com os seguintes escritos em colunas: 1º número, sinal, 2º número e resultado. A turma é dividida em equipes. Um aluno da equipe da vez joga o dado de sinal atrás da linha de largada e preenche a tabela com o sinal obtido. Outro aluno joga o dado numérico e coloca o número obtido na tabela do quadro. Outro aluno então vai ao quadro e calcula o resultado da operação obtida (ex.: 0 - 9 = - 9). Ganha o jogo a equipe que preencher a tabela em menos tempo.

Published

2016-12-16