A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO MATERIAL AUXILIAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL
Abstract
Este resumo objetiva apresentar as atividades realizadas pela aluna Fernanda Araújo nos dois primeiros bimestres do ano letivo na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, sob a supervisão da professora Maria José e do professor José Aderbal. Foram elaborados dois materiais: o Baralho Matrizes e a Corrida da Soma e da Subtração, visando suprir supostas dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da Matemática. O Baralho de Matrizes é composto por dois baralhos, um contendo diferentes matrizes em cada carta e o outro dado destas matrizes (diagonal principal, etc.). Cada matriz possui quatro cartas correspondentes. No início do jogo cada participante recebe uma carta do primeiro baralho. É dado um tempo para que os alunos se familiarizem com a matriz. Em seguida o segundo baralho é embaralhado e é dado quatro cartas para cada jogador. Ganha o jogo aquele jogador que primeiro tiver em mãos as quatro cartas correspondente a sua matriz. Para jogar a Corrida da Soma e da Subtração, é necessário um dado numérico e um com sinais de soma e subtração, quadro branco e pincéis. É desenhada uma tabela no quadro com os seguintes escritos em colunas: 1º número, sinal, 2º número e resultado. A turma é dividida em equipes. Um aluno da equipe da vez joga o dado de sinal atrás da linha de largada e preenche a tabela com o sinal obtido. Outro aluno joga o dado numérico e coloca o número obtido na tabela do quadro. Outro aluno então vai ao quadro e calcula o resultado da operação obtida (ex.: 0 - 9 = - 9). Ganha o jogo a equipe que preencher a tabela em menos tempo.