ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO EGRESSO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA DO IFRR CAMPUS BOA VISTA/CENTRO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

  • Ana Paula Ciqueira da Silva Trindade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elisangela da Costa Rossi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

Neste trabalho será abordado o seguinte tema: Atuação Profissional do Egresso do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR Campus Boa Vista/Centro: Desafios e Possibilidades, tem como objeto de pesquisa a formação inicial do professor de língua espanhola e suas implicações na prática docente. O objetivo deste trabalho consiste em: analisar como o professor de língua espanhola sendo formado e se as teorias estudadas, durante a graduação, são incorporadas à prática docente. O mesmo justifica-se pela necessidade de desvendar o perfil do professor de língua espanhola que a universidade tem procurado formar, e o profissional que tem realmente formado. O referencial teórico utilizado está centrado nos conceitos sobre a formação e a prática inicial do professor de língua espanhola, na formação do professor reflexivo e nos conceitos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Quanto à metodologia de investigação, trata-se de um estudo descritivo-explicativo, com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: análise documental, observações, conversas informais e entrevistas. Os dados analisados revelam que mesmo havendo preocupação do professor formador em apresentar teorias contemporâneas, referentes ao ensino-aprendizagem de língua espanhola, o aluno, como professor egresso, tem dificuldade para traduzi-las em uma prática consciente e bem fundamentada. Aponto como caminho a esse professor, a pesquisa constante de sua prática (pesquisa-ação), a fim de formar o trinômio: teoria formal, teoria informal e prática reflexiva, assim como sua formação continuada, como base para guiar sua prática de acordo com cada contexto.

Published

2016-12-16