CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE ASPERGER
Abstract
A Educação Física como componente curricular da Educação Básica visa o desenvolvimento biopsicossocial dos discentes, pois a sua prática, no âmbito escolar, proporciona o aperfeiçoamento dos movimentos corporais do ser humano em todas as faixas etárias tornando se um meio de promoção da aprendizagem dos alunos que fazem parte do contexto educacional inclusive as pessoas com Síndrome de Asperger, sendo estas o foco desta pesquisa. A Síndrome de Asperger SA, sendo uma variante do Autismo, integra o grupo dos Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD. Esta tem prevalência no sexo masculino, possuindo como principais características a dificuldade na interação social e comunicação, além de focar seus interesses de forma muito intensa em um determinado assunto. Baseado nas características citadas surgiu o seguinte problema: de que maneira as aulas de Educação Física podem contribuir para a formação e desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Asperger? O objetivo deste trabalho é verificar como as aulas de Educação Física podem contribuir para a formação e desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Asperger. Este trabalho terá uma abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa será realizada em escolas da Rede Municipal de Ensino em Boa Vista-RR, que possuam alunos com Síndrome de Asperger inclusos. Assim esperamos contribuir com os profissionais de Educação Física para uma efetiva formação e desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Asperger através das aulas de Educação Física nas escolas da Rede Municipal de Ensino.