DROGAS: O CAMINHO OCULTO DA VIDA
Abstract
O projeto originou-se, a partir, da necessidade apresentada pela Escola Dom José Nepote sobre a dificuldade de ações pedagógicas sobre o uso de drogas e as consequências para a vida escolar e social do estudante. Problemas observados pela equipe pedagógica desta escola entre estudantes. Diante desta realidade, sentiu-se a necessidade de contribuir com a Escola a partir da elaboração deste projeto de extensão e sua posterior execução, junto aos alunos do Ensino Fundamental II da referida escola. De acordo com a UNESCO (2005) “As drogas estão presentes em todos os espaços da sociedade, inclusive no universo escolar”. Reconhece-se a importância de informar aos alunos sobre os tipos de drogas e seus malefícios, pois, atualmente, o jovem tem acesso facilmente a ela. Para responder a esta questão elaborou-se essa proposta de trabalho pedagógico e social de extensão, acreditando que esse Projeto “Drogas: O caminho oculto da vida”. Sensibilizar os adolescentes do 6º. e 7º. Ano do Ensino Fundamental em relação às consequências do uso de drogas (lícitas e ilícitas) no processo ensino-aprendizagem e na vida social. O projeto foi desenvolvido por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima (IFRR), e realizado com alunos matriculados do 6º. ano ao 9º. ano do Ensino Fundamental , da Escola Estadual Dom José Nepote, de forma qualitativa e experimental, tendo como base a Proposta Pedagógica Histórico-Crítico apresentada por Gasparin (2007). No decorrer desse tempo, foram desenvolvidas atividades descritas e pertinentes ao projeto, de maneira que possibilite aos estudantes a oportunidade de se conscientizem quanto a importância do não uso de drogas, do reconhecimento das duras consequências sociais do uso de drogas e para vida escolar dos mesmos. Durante a realização do projeto “Drogas: o caminho oculto da vida” com alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Dom José Nepote, foram desenvolvidas ações de conscientização e prevenção referente ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Foi aplicado aos alunos um questionário de sondagem para obter informações sobre o possível contato com as drogas e os métodos preventivos. Durante a conversação e atividades realizadas como palestras, debates, gincanas e redações com o público alvo do projeto, notou-se que, são extremamente influenciados pelos amigos, familiares e mídia. Boa porcentagem dos estudantes mostrou conhecimento sobre drogas, e temas interligados, como possíveis doenças. Percebe-se que é preciso, entre outras coisas, que haja um maior investimento nas abordagens educativas, por meio de palestras, mesas redondas e jogos interativos, fazendo com que os métodos preventivos sejam um tema pertinente no cotidiano dos alunos