EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APRENDENDO A ECONOMIZAR
Resumo
A exigência da inclusão do tema Educação Financeira nos currículos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, consta na Lei nº 9.394, de 20.12.1996 no currículo da disciplina de Matemática. O atual cenário econômico apresenta a necessidade de uma contribuição educacional dos adolescentes na interação dinheiro x necessidade, vislumbrando impactos positivos nas questões financeiras e econômicas. Metodologia ou Desenvolvimento do Trabalho O projeto foi aplicado com alunos de 7º ao 9º ano. O objetivo é proporcionar aos discentes adquirir conhecimentos acerca do tema “Educação Financeira” para que aprendam a saber como ganhar gastar e poupar. Resultados e discussão No questionário buscaram-se informações quanto a consciência financeira, noção dos gastos familiares e contribuição no orçamento familiar. Em observação aos gráficos conclui-se que embora mais da metade dos respondentes considere ter consciência financeira, aproximadamente 2/3 não tem noção dos gastos familiares. Informação ratificada pelo fato de apenas 16% dos discentes contribuírem de alguma forma com o orçamento familiar. Os alunos envolvidos no projeto, embora demonstrem o interesse sobre as questões financeiras, poucos participam dessa responsabilidade familiar que já poderia ser partilhada com os mesmos.