ESPANHOL PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Juliani Corrêa Berlezi
  • Serena Barros dos Santos
  • Viviane Urbano Mesquita

Abstract

A aprendizagem de língua estrangeira foi motivação de inúmeros estudos, principalmente, porque ganhou espaço no currículo escolar do Brasil, onde vem sendo oferecida em diferentes níveis da educação básica. Entretanto, muito ainda se discute sobre a aprendizagem de línguas e sobre a importância de iniciar cada vez mais cedo este aprendizado. Nesse sentido, apresentaremos um relato de uma experiência vivida em um Projeto de Extensão, titulado “Curso de espanhol para crianças”, que tinha como foco a aprendizagem de espanhol por crianças de 10 a 12 anos de idade, cujo objetivo foi proporcionar ás crianças os primeiros contatos com a língua espanhola. Por tanto, este artigo está composto pelos objetivos, métodos e resultados obtidos com esta experiência. Logo, é justificado por sua relevância acadêmica e social, que estão na prática e na colaboração aos estudos sobre a temática, além de divulgar novas possibilidades e reflexões sobre o ensino de língua estrangeira, gerando ainda perspectivas para a formação e atuação dos professores e acadêmicos desta área. Refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira para crianças; Expor experiência vivida com o Projeto de Extensão “Curso de Espanhol para crianças”. Relatar como ocorreu a execução do Projeto de Extensão; Mostrar os resultados obtidos com o Projeto de Extensão. O projeto de extensão “Curso de espanhol para crianças”, propôs cursos de língua espanhola a criança de 10 a 12 anos de idade, foi desenvolvido no IFRR/CBVC. Para dar início ao foco do interesse do projeto, centramos nossa atenção em uma pesquisa exploratória e bibliográfica, onde buscamos nos familiarizar e ampliar nossos conhecimentos sobre o tema proposto. Em sequência, iniciou-se a fase de planejar o cronograma do curso, juntamente as apostilas, material de apoio, etc. Dessa maneira, foi formada duas turmas de crianças com a faixa etária exigida, onde as aulas foram ministradas três vezes por semana no horário vespertino. Durante as aulas, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados de caráter qualitativo e quantitativo, a fim de trazer bons dados para a investigação. O curso de espanhol para crianças foi planejado e desenvolvido com a intensão de promover o lúdico na aprendizagem desse idioma. De maneira dinâmica, propomos uma sequência didática mesclada com brincadeiras, músicas, vídeos, etc., a fim de adaptar os conteúdos para melhor compreensão das crianças. Dessa forma, o curso iniciou com 70 alunos inscritos, distribuídos em duas turmas, porém, somente 56 participaram assiduamente e concluíram o curso, desses 47 foram entrevistados. Com base nos dados coletados, vemos que a maioria das crianças já possuía o gosto pelo idioma e que a maior parte delas estava tendo o primeiro contato e estudando espanhol pela primeira vez. Além disso, vemos também que as crianças obtiveram êxito na escrita de algumas palavras, e que a grande maioria gostaria de continuar estudando esse idioma.

Published

2016-12-16