IMPLANTAÇÃO DE UMA CUNICULTURA NO IFRR CAMPUS AMAJARI

Authors

  • Alessandra de Campos Fortes
  • Rafael Fiusa de Morais
  • Rafael Pereira Barros
  • Camila Santos Barros de Morais
  • Roberson oliveira de Carvalho

Abstract

Os Cursos Técnicos do IFRR Campus Amajari oportunizam a formação de profissionais que poderão intervir na realidade local, buscando superar problemas relacionados à organização social, com conhecimentos voltados à agropecuária, que podem levar ao desenvolvimento social e econômico do município e da região. O Campus ocupa uma área de 256,9 hectares, distribuídos em áreas destinadas ao desenvolvimento de projetos agropecuários, em especial, as tecnologias pertinentes à produção vegetal e animal. Com relação à produção vegetal, já existem diversas culturas implantadas, tais como melancia, milho e mandioca. Entretanto, a área animal ainda está em desenvolvimento, e não existe criação de coelhos. Nesse contexto, a proposta deste projeto tem o objetivo de implantar uma Cunicultura no Campus Amajari. Os coelhos são animais prolíficos e precoces, gerando produção de carne de excelente qualidade, peles, e filhotes para venda. Já foi iniciada a construção do galpão para criação dos coelhos, e as gaiolas e bebedouros já foram comprados. Entretanto, o projeto ainda não apresenta resultados, pois está andamento. Mas, espera-se que, no V Fórum de Integração do IFRR o projeto esteja finalizado, e então, os resultados serão apresentados. Portanto, com a implantação da cunicultura, espera-se proporcionar aos alunos das disciplinas de Nutrição Animal, Criações Alternativas e Construções Rurais, a vivência prática do Manejo em uma criação de coelhos. Os alunos da disciplina de Manejo do Solo também serão envolvidos no projeto para o plantio das plantas de guandu que servirão de alimento para os coelhos. Ao final, pretende-se divulgar a criação de coelhos com fins de produção de carne às populações da região, apresentando à estes uma fonte de proteína animal de excelente valor nutricional.

Published

2016-12-16