IMPORTÂNCIA MEIO AMBIENTE: EXPERIENCIA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Andresa de Jesus Gomes de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rosa Maria Cordovil Benezar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rafaela Ferreira Costa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Amália Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Abstract

O processo de construção do conhecimento está inserido na educação infantil daí a importância que os docentes verifiquem e usem metodologias diferenciadas (teoria/pratica), com assuntos, por exemplo; meio ambiente, produção excessiva de lixo, consequências para o solo e as plantas. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar as crianças do 5º ano fundamental da escola Municipal Frei Artur dos cuidados que devemos ter com o ambiente. Foram utilizados materiais recicláveis/reutilizáveis bem como realizado coleta de folhas de variadas espécies de plantas regionais para desidratação. Foi utilizado o texto “O menino que morava no lixo” e lançado o desafio “chuva de ideias” para o fim da história. Mais se surpreenderam quando foi informado a respeito do tempo de decomposição dos materiais. Por exemplo, o papel que é resultante do corte de arvores e pode levar cerca de meses e/ou anos para ser decomposto. As acadêmicas ministrantes instruíram na produção de porta-retratos como forma de reaproveitamento e recortes de revistas para decora-lo. Outro momento importante foi demonstrar o papel desenvolvido pelas plantas neste processo e ainda sua importância para saúde e alimentação humana. Como forma de mostrar a que as plantas podem ser classificadas de várias formas foi solicitado que as crianças coletassem folhas. Pós este procedimento as mesmas foram separadas por tamanho, formas e utilidades. Foi demostrado como se desidrata as plantas e folhas, partir do material biológico coletado. As crianças foram instruídas na confecção de mostruário usando as classificações que elas mesmas fizeram. Este mostruário ficou disponível na escola para uso da comunidade escolar. Verificou-se a real participação e envolvimento das crianças quando a mesma vê um significado para o que se está aprendendo. Segundo os estudiosos é muito importante utilizar de meios sinalizadores para o real envolvimento da criança, pois isso contribui formação de um futuro cidadão responsável.

Published

2016-12-16