IX ENCUENTRO DE PROFESORES Y ACADÉMICOS DE LENGUA ESPAÑOLA DEL IFRR: “EL DESAFÍO DE LA INTERDISCIPLINARIDAD EN LOS ESTUDIOS DE ELE”
Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar um resumo das reflexões e ações desenvolvidas no projeto: “IX Encuentro de Profesores y Académicos de Lengua Española del IFRR: El Desafio de la Interdisciplinaridad en los Estudios de ELE”, evento organizado pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR/CBVC, pertencente ao Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras – INOVA/2016. O Encuentro propõe um espaço de socialização teórico-prática e de produções acadêmicas, científicas e culturais, no qual se compartilhem saberes inovadores que impactem positivamente no processo ensino-aprendizagem do ELE e no conhecimento científico integrado de docentes e discentes do IFRR e outras instituições locais e nacionais. Metodologicamente, o projeto promove intercâmbios de experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e estudiosos que tenham em comum o interesse pela língua e cultura hispânica desde uma perspectiva interdisciplinar. Atividades como, mesa redonda, minicursos, apresentações de trabalhos, oficinas práticas, apresentações culturais, lançamentos de livros e publicações científicas darão à reunião características de congresso onde, além de discussões e reflexões, se buscaram encaminhamentos de base científica para um melhor desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras, a disseminação dos avanços relacionados ao ensino nas diferentes áreas dos estudos. O presente projeto se justifica pela necessidade de desenvolver estudos na área de ensino e aprendizagem de língua e cultura hispânica no IFRR, uma vez que a instituição oferta um Curso Superior já consolidado na área e de referencia na região norte; se justifica, também, pela constante necessidade de capacitação nos processos e ações docentes onde se fomentem estratégias educacionais favoráveis à integração e ressignificação do conhecimento teórico-prático. Do ponto de vista teórico o respaldo advém das áreas de Linguística Aplicada, dos estudos sobre a Interdisciplinaridade e das novas metodologias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.