NATAÇÃO E O AUTISMO: INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO
Abstract
O Transtorno do Espectro Autista é um assunto complexo, um de seus aspectos é a síndrome comportamental, que pode ser trabalhada com metodologias diferenciadas. Para suavizar essas dificuldades a natação por ser um ato global, espontâneo, é capaz de desenvolver habilidades cognitivas e motoras, contribuindo com o desenvolvimento acadêmico do aluno Autista. Evidenciar as etapas cognitivas e motoras que a natação promove aos alunos Autistas, compreender e analisar a contribuição que a família promove durante as atividades no meio líquido. Para contribuir com o aprendizado dos alunos Autistas, foram planejadas atividades psicomotoras e cognitivas. Aplicações dessas atividades serão compreendidas em conjunto com o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência. De maneira intencional será realizado durante o período de estágio obrigatório do curso de licenciatura em Educação Física. Após o término das atividades esperamos que os alunos Autistas envolvidos consigam interagir com os demais, obtendo uma qualidade de vida satisfatória em seu meio social, e que a educação física seja capaz de promover melhoria através das atividades no meio líquido. As atividades no meio líquido são capazes de agregar diversos aspectos cognitivos, oportunizando aos alunos Autistas atividades diferenciadas, além de estabelecer integração com seus familiares no convívio social, esses aspectos são importantes para a formação acadêmica, social e profissional dos alunos.