PRECONCEITO? AQUI NÃO!

Authors

  • Nataliana Ribeiro dos Santos
  • Inara Iracema Oliveira de Souza
  • Iaila Oliveira de Araújo

Abstract

O projeto “Preconceito? Aqui não!” tem por objetivo, discutir e problematizar o preconceito no ambiente escolar. Esse projeto se justifica pela sua relevância social e cultural. No decorrer do projeto nos apropriamos de conhecimentos mais profundos sobre várias formas de preconceito como o de cor, o de renda, o de estética, o que por sua vez, nos preparou para a boa convivência social e respeito à diversidade. Na sociedade atual nos deparamos constantemente com multiculturas, com diversidade de religião, modos de ser e de se viver, então é fundamental que o educando seja preparado para conviver na vida adulta com essas diferenças. Por isso, um dos objetivos e justificativas do projeto, é trazer para discussão essa temática e sensibilizar alunos, professores e comunidade escolar para essas questões, tão atuais na vida diária e que muitas vezes tem sido ignorada por muitos, talvez, por isso, pesquisas apontam casos de intolerância e discriminação na sociedade brasileira. Em nossa aprendizagem os impactos e contribuições podem ser vistos por diversas maneiras. Primeiro, na formação para a educação nas relações étnico-raciais, isto é, com certeza formamos uma sensibilidade e capacidade para respeitar e lidar com as diferenças, na escola, no lar, na comunidade e nos demais espaços sociais em que convivemos. O projeto nos possibilitou a construir a habilidades do saber fazer. A literatura científica nos mostra que a discriminação racial no ambiente escolar se manifesta de diversas formas, mas sempre marcadas pelo caráter mascarado, velado e silenciado, às vezes a desigualdade entre negros e brancos aparece também em imagens nos livros didáticos, nos quais aparecem os brancos em situações positivas e o negro em personagens menos nobres como serviçais. Por isso a realização do nosso projeto representa uma das muitas iniciativas necessárias para o combate do preconceito no ambiente escolar.

Published

2016-12-16