A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA CAMPUS BOA VISTA
Keywords:
Prática, Saberes, TeoriasAbstract
Prática Pedagógica ou Prática como Componente Curricular é uma disciplina que deve constar em todo curso de licenciatura conforme a resolução do Conselho Nacional de Educação 02/2002, atualizada pela Resolução 02/2015, o curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica ofertado pelo Instituto Federal de Roraima campus Boa Vista tem em seu currículo tal disciplina distribuída em quatro semestres. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa documental relativa a tal disciplina na formação de professores de língua espanhola, procurando evidenciar a visão que tem o acadêmico, bem como verificar as contribuições desse espaço formativo durante esse processo de formação inicial, visto que a ementa da disciplina postula a relação teoria e prática e a formação de professor pesquisador. O estudo teve como objetivo analisar as práticas desenvolvidas na disciplina de Prática como Componente Curricular, relacionando-as com os saberes profissionais, descritos no perfil do acadêmico e desenhados no Plano de Curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica da matriz 2015, na turma 2015.1. A pesquisa surgiu a partir da curiosidade científica em discutir as contribuições da disciplina para o acadêmico de licenciatura, uma vez que estudar a formação de professores constitui-se uma temática relevante por possibilitar a formulação de parâmetros entre as atividades desenvolvidas no processo formativo e os saberes profissionais necessários para o exercício da docência na área da educação. Utilizou-se como registros o Memorial, Plano de Curso e Plano de Ensino para análise documental, nesta perspectiva, resultando em uma pesquisa descritiva e adotando-se os parâmetros da pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos revelam tanto as contribuições ao processo de inserção de futuros professores, cujos princípios estão voltados à articulação de teorias educacionais às práticas pedagógicas desde o primeiro ano do curso, bem como as complexidades e contradições que a realidade escolar apresenta. Revelam ainda, que as bases teóricas e metodologias aplicadas pela professora ao longo das disciplinas proporcionaram, aos acadêmicos, conhecimento real de mediação, além de permitir refletir desde sua formação a respeito das práticas docentes. Pode-se afirmar que a pesquisa atingiu o objetivo proposto de acordo com a análise documental e que esta contribuiu positivamente para a reflexão e reconhecimento da importância da disciplina Prática como Componente Curricular no Curso em questão.