O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Keywords:
Empreendedorismo, Currículo escolar, Formação para o trabalhoAbstract
O empreendedorismo na escola é considerado por muitos pesquisadores como uma oportunidade de integração do currículo escolar com o contexto social dos alunos. Por se tratar de sistema que vem sendo progressivamente integrado na proposta curricular das escolas técnicas brasileiras, esse merece destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho, é fortalecer a interação entre as disciplinas de Metodologia Científica, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Biologia, Introdução à pesca e Gestão da Produção e Controle de Qualidade por meio da elaboração de um projeto capaz de consolidar a teoria e prática no processo de aprendizagem significativa, sob uma perspectiva empreendedora. Tal situação, possibilitou ao aluno, transpor os limites da disciplina estudada, bem como favoreceu o desenvolvimento do processo reflexivo docente sobre sua prática. Nesse sentido, a metodologia adotada, consistiu no desenvolvimento de competências e habilidades em cada disciplina, sendo na Metodologia Científica feito um estudo das normas aplicadas ao trabalho acadêmico e a elaboração de projetos de pesquisa. Na Educação Física foi realizado uma abordagem sobre o Tema Transversal Trabalho e Consumo com vistas a oportunizar melhorias na qualidade de vida do consumidor. Em Biologia, contemplou-se temáticas voltados para ecologia, biotecnologia e seres vivos. Na área de introdução aos processos agroindustriais foi abordado a gestão de agroindústrias e as tecnologias de processamento agroindustrial de produtos de origem animal e vegetal. Na área de matemática foi abordado regra de três, porcentagem, grandezas. E na disciplina de Língua Portuguesa foi abordado a tipologia textual, com ênfase em textos injuntivos, coesão e coerência textual. Na disciplina de química o aluno pode compreender os conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica. Na disciplina de Introdução à pesca abordou-se a Importância da nutrição animal, alimentação e noções de anatomia. Por fim, na disciplina de Gestão de produção e controle de qualidade foi estudado a importância do sistema de padrões para a produção de Programas de Controle de Qualidade. Os resultados obtidos, mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que oportunizou aos alunos do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, a criação de produtos e serviços sob práticas inovadoras, apresentados na Mostra de Empreendedorismo. O trabalho desenvolvido nos cursos técnicos e profissionalizantes de Aquicultura possibilitaram a integração dos conteúdos. Assim, verificou-se que os objetivos foram alcançados da seguinte forma: Na geração dos produtos oriundos da indústria alimentícia (dindin gourmet, sonhos, cupcake, bolos fitness, brigadeiros com recheio de frutas, cocadas coloridas), na indústria de serviços (motores aeradores de sucatas para piscicultura, assessoria no cultivo de alevinos, escavamento de tanques, tratamento da água dos tanques de piscicultura) e também na área agrícola (fabricação de adubos orgânicos, hortas e plantas ornamentais). Todos produtos estavam aptos à comercialização e geração de renda, corroborando assim, para o fortalecimento da relação teoria e prática na construção do conhecimento significativo.