PROJETO SOLO NA ESCOLA: A PINTURA COM O SOLO E AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS PARA DESPERTAR O INTERESSE PARA O SOLO

Authors

  • Luciana da Silva Barros
  • Ana Geralda G. de Magalhães
  • Alexssandra Alexandre Silva
  • Daniela Rodrigues Lima

Keywords:

Diversidade Pedológica, Funções do Solo, Serviços Ecossistêmicos

Abstract

O solo possui diversas funções essenciais à vida, servindo como substrato para o crescimento das plantas, manutenção da qualidade da água e do ar, entre outras funções ecossistêmicas essenciais à sobrevivência dos seres vivos no planeta. Contudo, apesar deste relevante papel, o solo vem sendo continuamente degradado, muitas vezes pelo desconhecimento das suas múltiplas funções, pelo uso inadequado, acarretando com isso a perda do seu potencial para sustentar o crescimento vegetal, compactação, perda de matéria orgânica e erosão. Com o objetivo de sensibilizar alunos do IFRR e demais localidades do município do Amajari, para a importância do solo para o meio ambiente; desenvolver o senso crítico e o cidadão atuante nas questões ambientais e de preservação da biodiversidade, realizou-se por meio de atividades lúdicas, como contação de histórias, desenhos e oficinas experimentais de pintura a partir do solo, a sensibilização proposta. O público alvo foram alunos do ensino fundamental das escolas municipais do Amajari. As atividades foram realizadas durante ações institucional, tais como, IF Comunidade, realizado na Comunidade Araçá, Mostra Pedagógica e Workshop de Extensão e Pesquisa realizados na Vila Brasil, que ocorreram ao longo do ano de 2018. Como resultado deste trabalho, observou-se o despertar e o interesse das crianças e jovens para as questões relacionadas ao meio ambiente, a diversidade de cores do solo, provenientes da diversidade pedológica da região, além de também, chamar a atenção de docentes das escolas locais para as possibilidades de abordagem do tema.

Additional Files

Published

2019-07-03