REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS DE VIDRO NA PRODUÇÃO DE SEMENTÁRIOS: CONTRIBUINDO PARA O MEIO AMBIENTE E PARA A CONSERVAÇÃO DE SEMENTES
Keywords:
Meio ambiente, Reutilização, SementáriosAbstract
A temática da reciclagem tem sido amplamente discutida nas mais
diferentes áreas. Tais discussões são realizadas especialmente pela preocupação
com o meio ambiente, inclusive por meio da sensibilização do maior número de
pessoas sobre a importância de adotar estratégias que estejam voltadas para a
preservação do meio ambiente. Nesse sentido, destaca-se que a geração de
resíduos sólidos tem se configurado como um dos principais problemas ambientais
da sociedade, uma vez que os volumes insustentáveis daqueles causam danos ao
meio ambiente e prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Ressalta-se, ainda,
que essa situação tem exigido um novo repensar acerca das práticas tradicionais
relacionadas ao destino dos resíduos. Atualmente, a mídia tem apresentado vários
levantamentos referentes à produção de lixo das grandes cidades. Observa-se, a
partir desses levantamentos, que a quantidade de resíduos urbanos que tem sido
gerado é extremamente elevada, o que automaticamente causa preocupação por
parte dos órgãos gestores no que se refere à destinação desse lixo que é produzido.
Frente a essa crescente produção, pequenas ações podem se configurar como
importantes estratégias para minimizar esses problemas. Assim, o projeto propôs
envolver os alunos da escola participante, articulando o ensino (por meio do repasse
de informações específicas acerca das sementes que foram utilizadas), a pesquisa
(por meio do levantamento sobre a precificação dos materiais produzidos) e a
extensão (por meio da realização dos mutirões para a coleta dos materiais
necessários e produção dos materiais decorativos - sementários). O objetivo do
projeto foi promover a sensibilização dos alunos da escola parceira do projeto,
Colégio Militar Professora Elza Breves de Carvalho, quanto à importância da
reciclagem por meio da reutilização de garrafas de vidro na produção de
sementários. O projeto foi desenvolvido junto aos alunos do 8º ano (antiga 7ª série)
da escola parceira. A escola definiu uma turma que seria a participante do projeto.
As atividades do projeto, referente ao planejamento das ações (tais como:
levantamento bibliográfico sobre a temática do projeto; realização de coletas de
sementes e de vidros, de diferentes tamanhos e formatos; secagem de algumas
sementes que foram coletadas; higienização dos vidros coletados; catalogação das
sementes coletadas, no sentido de preparar material bibliográfico acerca das
sementes, com informações básicas e curiosidades; e preparação de material para
ser utilizado nas oficinas), foram concentradas no IFRR / Campus Boa Vista Zona
Oeste, porém sem rigidez nesta concentração, em função da própria natureza de
algumas destas atividades. Os encontros (oficinas) ocorreram na escola parceira,
em dia e em horário definidos juntamente com a escola. Percebeu-se, tanto
inicialmente quanto ao longo das oficinas, o interesse, a empolgação e a
participação da turma que foi definida para o projeto. A efetiva participação dos alunos pode estar atrelada ao fato do projeto, alem de ter uma temática que chama
atenção, trazer atividades práticas e dinâmicas.