VIVÊNCIAS QUANTO AO CONTEÚDO ESPORTE ESCOLAR ATRAVÉS DA AÇÃO DOS JOGOS INTERNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARIO DAVID ANDREAZZA: A EXPERIENCIA DE BOLSISTAS DO PIBID.
Palavras-chave:
Atividade Física, Esporte Escolar, Jogos Internos, PIBIDResumo
O esporte escolar é entendido como uma atividade teórico-prática e um fenômeno social que, em suas várias manifestações e abordagens, pode ser uma ferramenta de aprendizado para o lazer, para o aprimoramento da saúde e para integrar os sujeitos em suas relações sociais. Observando a realidade global onde percebemos um crescente índice de obesidade infantil, além do aumento de jovens sedentários ocasionado, também, por viverem numa época tecnológica consolidada, vemos a necessidade de salientar a importância da atividade física para além da busca de um estilo de vida mais saudável, onde o esporte escolar tem o papel de estimular e elucidar os benefícios da prática regular de atividades físicas a fim de proporcionar hábitos mais saudáveis. Os Jogos Internos Mário David Andreazza (JIMDA) que teve este ano a sua 12ª edição é um projeto didático-pedagógico da Escola Estadual Mário David Andreazza (EEMDA) que tem por finalidade o desenvolvimento do conteúdo esporte escolar em vista de despertar o interesse pela prática de atividade física, buscando a promoção da qualidade de vida através da integração entre os participantes, descontração e lazer. Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR enquanto bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) trabalharam na organização do evento, além de contribuir com suas intervenções, para o desenvolvimento íntegro e autônomo dos estudantes da escola. O objetivo geral da pesquisa é destacar a importância dos eventos esportivos escolares demonstrando a necessidade da prática esportiva escolar como incentivo à prática de atividade física. O XII JIMDA foi realizado durante o 2º bimestre do ano letivo. As competições aconteceram entre os dias 03 a 07 de junho. As modalidades desenvolvidas foram: futsal; voleibol misto; vôlei de praia; tênis de mesa; basquete 3x3; queimada mista; jiu-jítsu; xadrez e slackline. No decorrer do evento percebemos na prática o que almejávamos na teoria, a participação maciça dos alunos exerceu uma contribuição significativa para a constatação dos fatos, como a exaltação da prática de atividade física; o respeito entre os participantes e as regras da competição; um ambiente escolar cordial entre professores, alunos, pais, dirigentes e funcionários da escola; a cooperação existente nas equipes a fim de superar os desafios das competições. Com isso, possibilitou-se que nosso objetivo principal fosse consolidado, que era justamente mostrar a importância dos eventos esportivos escolares na formação integral do educando. Por meio do PIBID e desse projeto pudemos viver um pouco da prática da nossa profissão, e, assim, proporcionar aos alunos da EEMDA o que nós futuros profissionais da área escolar de educação física podemos contribuir para formação plena desses estudantes. Através da intervenção dos bolsistas foi percebida a importância da prática esportiva no ambiente escolar, o que possibilita aos alunos o desenvolvimento de um ser biopsicossocial, onde através das práticas esportivas podemos trabalhar com os alunos aspectos, não só motores, mas também, cognitivos e sociais tão importantes para a formação intelectual e social para se viver numa sociedade que preza pelo compromisso ético e moral da sua população.