FATORES DETERMINANTES DA MOTIVAÇÃO/DESMOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/ CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE
Palavras-chave:
Motivação, Desmotivação, Cursos Técnicos IntegradosResumo
O estudo dos fatores determinantes da motivação/desmotivação dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Campus Boa Vista Zona Oeste, objetiva compreender como a motivação pode interferir no processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos técnicos integrados. O levantamento dos anseios dos estudantes visa possibilitar uma reflexão sobre possíveis estratégias para garantir maior motivação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. A pesquisa com base nos índices de evasão e retenção atuais são tidos como expressivos se analisados à luz da característica desse nível de ensino, considerando que a faixa etária de estudantes que ingressam e que concluem o ensino médio ocorre entre os 14 a 17 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, caracterizada como um estudo de caso, compreendendo a coleta de dados em observância aos preceitos éticos da pesquisa. Foram aplicados 69 questionários, representando uma amostragem de 41% dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que receberam o termo de autorização para participar da pesquisa que contemplou 21 questões. Dentre os resultados obtidos, se destacam como opções que motivam os estudantes a permanecer no Campus Boa Vista Zona Oeste: laboratórios com computadores e áudio visual em aula (51,1%), seguindo de sala de aula (46,4%), aparecendo como terceira escolha serviços como atendimento pedagógico, atendimento dos assistentes de alunos e biblioteca. A relação de cordialidade/ respeito entre professores, estudantes e demais servidores, também se apresenta como um dado importante da motivação dos estudantes do Campus. Espera-se que com a identificação dos fatores determinantes de motivação/desmotivação dos estudantes do Curso Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a gestão do Campus possa compreender como a motivação do corpo discente pode interferir no processo de aprendizagem e como os anseios dos estudantes podem ser atendidos em âmbito institucional por meio de estratégias pedagógicas que favoreçam o êxito escolar.