CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Ane Land Paz Gomes
  • Claudemir Gomes de Oliveira
  • José Aldair Oliveira de Souza
  • Joerk da Silva Oliveira
  • Wagno Abreu da Silva

Palavras-chave:

Aprendizagem, Construção, Jogos

Resumo

A escolha dos jogos, surgiu com o intuito de fortalecer o processo de ensino/aprendizagem que possibilita aos docente trabalhar a matemática de forma prazerosa porém significativa, pois sabemos que a matemática está inserida em nossas atividades diárias. Nesse contexto, o objetivo de trabalhar com o jogo “Resta Um” consiste no desenvolvimento do raciocínio lógico onde auxilia na coordenação motora levando o jogador a criar novas estratégias ao longo da partida. O aprendizado através dos jogos apresentou excelentes resultados por se tratar de uma didática dinâmica, interativa e prazerosa que leva o aluno a construir o próprio conhecimento brincando, pois o lúdico proporciona ao processo de ensino e aprendizagem atividades difíceis, porém possíveis, ou seja, desafiadoras, que exigem do aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico. No processo de elaboração do conhecimento educacional buscou interrogar se é importante inserir os jogos no processo de ensino e aprendizagem na educação de alunos do 7º ano. A abordagem teórica metodológica transitou pelo viés histórico cultural tendo em vista a concepção de Vygotsky sobre o processo de ensino e aprendizagem. Acrescenta-se como base o enfoque dos jogos lúdicos matemáticos para consolidar a relevância da temática. Em vista disso a influência dos jogos possibilitou aos discentes envolvidos uma aprendizagem significativa, para resoluções de problemas não só do ambiente escolar, como também para dificuldades do seu dia a dia.

Biografia do Autor

  • Ane Land Paz Gomes

    Bolsista do Residência Pedagógica - IFRR/Campus Boa Vista.

  • Claudemir Gomes de Oliveira

    Bolsista do Residência Pedagógica - IFRR/Campus Boa Vista. 

  • José Aldair Oliveira de Souza

    Bolsista do Residência Pedagógica - IFRR/Campus Boa Vista.

  • Joerk da Silva Oliveira

    Professor do IFRR - Docente Orientador/Campus Boa Vista. 

  • Wagno Abreu da Silva

    Professor Preceptor/Colégio Militarizado Conceição Costa e Silva.

Downloads

Publicado

2019-12-18