RELATOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AULAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Aula Prática, Jogos, LudicidadeResumo
O presente trabalho relata as experiências vividas durante o processo observação e regência no Programa Residência Pedagógica, bem como as aulas práticas que proporcionaram aos alunos da escola campo, experiências lúdicas que oportunizaram a construção de conhecimento e aprendizagem significativa. O programa residência pedagógica tem como proposito aprimorar o processo de formação dos educandos dos cursos de licenciatura através da realização de projetos que possam consolidar o campo da prática pedagógica. A regência ocorreu dentro da sala de aula, nas modalidades de observação, co-regência e regência, nas quais foi possível estar mais próximo da realidade da sala de aula, tanto no que diz respeito ao comportamento dos alunos, metodologias adotadas pelos professores, como nos conteúdos que estavam sendo estudados. Essa fase permitiu a elaboração e realização das aulas práticas e jogos que foram desenvolvidos com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual professor Camilo Dias e precedidas por aulas expositivas dialogadas para que pudessem ter um conhecimento prévio das teorias que as embasavam. A utilização do lúdico proporcionou um ambiente descontraído, gratificante e, ainda, instigou os alunos a questionarem mais sobre os assuntos que estavam sendo abordados em cada aula. As práticas realizadas foram: tipagem sanguínea, teste para descobrir o tipo sanguíneo e fator Rh dos alunos do 3° ano; Bingo Pedagógico de Reprodução e Meiose no 1° ano, Reino Plantae no 2° ano e Genética no 3° ano; Jogo de Roleta “Explorando a bioquímica” no 1° ano. Os resultados das aulas se mostraram satisfatórios quando testados posteriormente em avaliações escritas.