BUSCAR O CONHECIMENTO: UM COMPROMISSO PELO APRENDIZADO
Palavras-chave:
Comprometimento, Êxito, ConhecimentoResumo
Este projeto de iniciação à docência é realizado na Escola Estadual Militarizada Professor Jaceguai Reis Cunha, tendo como público-alvo alunos do sétimo e nono ano. O trabalho objetiva ensinar gêneros literários de maneira estrutural, desenvolvendo textos para trabalhar a compreensão geral dos mesmos através de recursos visuais e atividades; além de mostrar as tipologias textuais dos gêneros, e analisar cada um deles. O projeto é executado por meio da Sequência Didática, metodologia adotada para as aulas, e a mesma vem mostrando resultados satisfatórios desde a primeira experiência. As aulas se iniciam com leituras de determinado gênero, como por exemplo a fábula, e após isso, são feitas perguntas sobre o mesmo, a fim de discutir e massificar o conteúdo. Logo em seguida é feita uma rápida explicação sobre a aula, abordando o que será estudado ou cobrado, partindo em sequência para a prática. As aulas sempre possuem o foco no aluno, visando sua participação, e também o esclarecimento de dúvidas, e é por isso que há sempre uma roda de conversação sobre o que foi aprendido. Os resultados são positivos até aqui, tendo em vista a avaliação diária que é feita através de observações e anotações. Hoje, é possível notar o avanço dos alunos em relação à língua espanhola, já que se sentem capazes de ler, interpretar, compreender e alguns chegam a falar o idioma durante as aulas. Apesar de todos os desafios, o PIBID tem sido algo único, capaz de mudar não só os alunos que participam do projeto, como também o corpo docente. Por fim, espero levar essa experiência até o fim com seriedade, comprometimento e total responsabilidade, pois estamos não só construindo o nosso futuro, como também, contribuindo com a formação das nossas crianças.