A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Palavras-chave:
Língua espanhola, Ludicidade, Residência PedagógicaResumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência, a partir do programa de residência pedagógica do Instituto Federal, aplicado na Escola Estadual Professora Francisca Élzika de Sousa Coêlho nas turmas de sétimo e oitavo ano. O uso da ludicidade se deu a partir das experiências vividas em sala de aula, onde os alunos não se interessavam pelas aulas de espanhol, não conseguiam compreender os conteúdos e muitos diziam que a disciplina não era importante. Então se fez o uso de jogos pedagógicos lúdicos, gincanas em sala de aula, trabalhando conteúdos que já haviam sido ministrados, pois segundo Tezani (2004) o mundo da fantasia, da imaginação, do jogo, do brinquedo e da brincadeira, além de prazeroso também é um mundo onde a criança está em exercício constante, não apenas nos aspectos físicos ou emocionais, mas, sobretudo no aspecto intelectual. Um dos principais resultados obtidos foram as interações dos alunos durante as dinâmicas, estudantes que não interagiam de nenhuma forma respondiam as questões, utilizou-se um jogo para praticar vocabulários simples da língua espanhola e sobre os números também, muitos também passaram a participar sem a insistência do professor e se voluntariavam para fazer as atividades que eram propostas. Percebe-se então que se um professor não consegue chegar nos alunos e repassar o que tem que que ser estudado, ele deve estar disposto a buscar sempre novas alternativas de ensino, que tragam esses alunos a despertarem o interesse pela língua estudada ou qualquer outra. Pois o sucesso de um docente e ver que apesar de estratégias simples os conteúdos foram aprendidos. O programa de residência pedagógica proporcionou aos acadêmicos a terem a prática de sala de aula antes da formação.