LITERATURA A GOSTO!
Palavras-chave:
Aprendizagem, Leitura, SatisfaçãoResumo
Acredita-se que um dos papéis fundamentais da escola seja o desenvolvimento da leitura, pois pode proporcionar benefícios para as demais áreas do conhecimento, o que favorece a melhoria do processo de ensinagem. Nesse pensar, este trabalho teve o objetivo de estimular, por intermédio da leitura literária, o convívio solidário e harmonioso para compartilhar o lido, o compreendido, o rememorado e o refletido num ambiente respeitoso de aprendizagem. A tertúlia literária foi a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste objetivo, a qual proporcionou encontros semanais em pequenos grupos de até dez discentes para que estes realizassem a troca de saberes das obras literárias que escolheram conforme o seu gosto. O projeto contou com a participação de 15 discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em agroindústria, agropecuária e aquicultura. Conforme instrumento de coleta de dados que permitiu traçar o perfil leitor dos participantes, os gêneros literários preferidos foram o romance e a ficção, o tempo máximo de dedicação semanal à leitura foi de 30 minutos, os maiores incentivadores da leitura foram a escola e a família, o título da obra literária foi o elemento mais levado em consideração no momento da escolha da leitura, o material preferido como suporte à leitura foi o livro e o quarto foi o ambiente mais utilizado para ler e indicam o que leem a outras pessoas. Os resultados obtidos em instrumentos de coleta de dados sinalizam que a tertúlia literária favoreceu a socialização de experiências literárias entre os participantes leitores e incentivou a leitura por prazer. Uma vez que os discentes tiveram liberdade para escolher o que ler e a externalização do lido foi flexível mesclando diálogo, escrita e outras expressões como o desenho, a leitura, a escrita e o vocabulário foram melhorados e que a literatura internacional foi a opção primeira entre as escolhas livres da leitura literária. Verificou-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado e que a metodologia empregada neste projeto representa uma alternativa viável e de baixo custo de desenvolvimento, pois possibilita o aproveitamento do que já se tem disponível no acervo literário da escola, obras literárias disponíveis na internet e o que os participantes já possuem e podem compartilhar entre si. No entanto, apesar dos esforços de valorização da literatura nacional tradicional e contemporânea durante a realização do projeto, notou-se interesse e empatia relevantes dos participantes com a literatura internacional atual e voltada ao público jovem.