LEITURA E CANÇÃO À VOZ E VIOLÃO
Palavras-chave:
Êxito, Leitura, Música, PermanênciaResumo
A leitura é condição relevante e significativa à formação da pessoa, tendo em vista que oportuniza a análise da sociedade e do cotidiano, corroborando para a ampliação de visões e interpretações sobre o mundo. Nesse pensar, a música pode ser uma estratégia motivadora e incentivadora da prática da leitura para além da obrigação. Assim sendo, crer-se que por meio da música, será possível a criação de um ambiente em potencial à aquisição e perpetuação da leitura. O objetivo deste trabalho é contribuir com a permanência e o êxito de discente a partir da leitura e da música. Participaram do projeto 35 discentes oriundos dos Cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Curso Superior Bacharelado em Agronomia. A metodologia do projeto constou da divisão dos participantes em grupos de cinco, cada grupo selecionou seis obras literárias para ler e externalizar em forma de música. No encontro com todos do projeto, cada grupo resumia a obra literária de forma oral e cantava a música produzida a partir da interpretação do lido. Após a apresentação de cada grupo, havia a utilização interdisciplinar de bases conceituas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Sociologia, os quais contribuíam com orientações à comunicação oral e escrita dos discentes participantes do ponto de vista dos elementos gramaticais e suas relações com a realidade social vigente. Os discentes participantes foram convidados a contribuir com os eventos escolares e aqueles que se sentiam à vontade e que apresentavam desenvoltura com a música realizaram apresentações musicais no formato coral, acústica ao som de violão e em dupla ou trio. As músicas apresentadas nos eventos escolares eram de escolha dos discentes participantes observando a temática do evento e valorizando as obras musicais nacionais com letras positivas, valorizando o ser humano e sua cultura, principalmente os arranjos produtivos locais. Instrumentos de coleta de dados demonstraram a satisfação dos participantes, sinalizando uma maneira criativa de incentivar a prática da leitura e da música no ambiente escolar, o que corroborou com o objetivo deste trabalho.