IMPLANTAÇÃO DE UM POMAR DIDÁTICO NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA CAMPUS AMAJARI
Palavras-chave:
Aprendizagem, Fruticultura, Multidisciplinaridade, QualidadeResumo
A América Tropical é considerada como centro de origem de muitas frutíferas, algumas das quais foram domesticadas há longo tempo pelos povos nativos. A sua riqueza se dá também pela sua situação geográfica, devido à heterogeneidade e à mistura das duas floras, a da América do Norte e a da Amazônia, as quais vão até as áreas baixas da América Central, com algumas espécies indo a ambas as direções. Em todo o mundo se observa um aumento destacado no consumo de frutas. O consumo de frutas tropicais aumenta ano após ano devido ao valor nutritivo e aos efeitos terapêuticos, ocorrendo uma crescente comercialização tanto no mercado brasileiro como internacional. Nesse contexto, o estudo tem o objetivo de envolver os discentes na implantação de um pomar didático introduzindo espécies ainda não existentes do campus Amajari, visando à integração de várias disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Com a implantação e acompanhamento do pomar didático foi possível proporcionar aos alunos das disciplinas de Fruticultura I e II, Irrigação e Drenagem, Matemática e criações alternativas a visualização na prática dos diversos assuntos abordados na teoria em sala de aula. Para a implantação do pomar foram adquiridas mudas em viveiro credenciado de laranja cv. Pêra, Lima ácida Tahiti, Tangerina cv. Ponkan e goiaba cv Paluma. Após a aquisição das mudas os alunos escolheram a área para implantação do pomar, realizaram cálculos de área e volume, cálculos de adubação e calagem, preparo do solo, plantio e o manejo das frutíferas. O estudo permitiu a integração entre as disciplinas, promovendo visão de maior aproveitamento por parte dos estudantes, uma vez que houve a participação e adesão as atividades desenvolvidas durante o processo de aprendizagem.