APRENDIZADO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA LITERATURA

Autores

  • Mayara Karoliny Duarte de Araújo
  • Nilzamara Duarte de Araújo
  • Sara da Silva Santos Batalha

Palavras-chave:

Aprendizado, Língua Espanhola, Literatura

Resumo

O aprendizado da língua espanhola através da literatura é de suma importância para o ensino da língua (LE), uma vez que a literatura é um leque de conhecimento, como: cultura, comidas típicas, músicas, filmes e arte. Diante disso, este Projeto se faz necessário pois entende-se que a literatura é essencial nesse processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola. Este Projeto foi realizado com alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual Militarizada Prof. Jaceguai Reis Cunha. Para o desenvolvimento deste Projeto trabalhou-se com músicas, história em quadrinhos, jogos lúdicos, compreensão leitora, conversação, produção escrita e oral, desencadeando, assim, no aluno o aprendizado significativo e de maneira dinâmica. Apesar do Projeto ainda estar em andamento, afirma-se que nesse período de execução os resultados alcançados foram satisfatórios, e a metodologia que mais despertou interesse nos alunos foi a de jogos lúdicos, uma vez que a maioria desses alunos trabalham durante dia e estudam pela noite. Com o elemento lúdico, os alunos aumentaram gradativamente o aprendizado de forma descontraída, estimulando e fortalecendo a capacidade de interpretação do conteúdo aplicado em classe. Ressalta-se que este projeto está sendo fundamental nessa caminhada para o conhecimento e aprendizagem como futuros docentes, além de permitir uma aproximação com o cotidiano escolar, revelando que o processo de aprendizagem de um novo idioma é bem mais complexo do que se imagina, haja vista que nos deparamos com limitações e inexperiências. Logo, essa vivência docente possibilitada pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) leva a reflexões sobre nossa formação profissional, oferecendo a oportunidade de enriquecer nossas experiências e conhecimentos para um futuro promissor e podendo, assim, mediar o conhecimento da língua estrangeira de uma nova maneira.

Biografia do Autor

  • Mayara Karoliny Duarte de Araújo

    Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

  • Nilzamara Duarte de Araújo

    Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

  • Sara da Silva Santos Batalha

    Bolsista do PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Downloads

Publicado

2019-12-19