DOUTORES 2019: UMA PLATAFORMA ATIVA DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL INTER E TRANSDISCIPLINAR PARA ENSINO DA COMPUTAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Cuidados de saúde, Aprendizagem experiencial, ComputaçãoResumo
Por se tratar de uma linguagem de máquina as disciplinas da computação desafiam professores que buscam aperfeiçoar sua maneira de desenvolver a matriz curricular de cursos relacionados ao tema. Além disso, a área de sistema de informação envolve diversos aspectos que perpassam a matéria de programação e banco de dados até o conhecimento de sistemas operacionais e rede de computadores. Um produto de software pode envolver diversas disciplinas juntas a fim de elaborar uma solução computacional. O objetivo deste trabalho é propor uma plataforma de ensino interdisciplinar e transdisciplinar aplicada as turma do segundo ano do ensino médio integral do curso técnico em informática do Instituto Federal de Roraima no campus Boa Vista. Sua finalidade é o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas com base em aprendizagem experiencial em grupo para desenvolvimento de um projeto integrador. As fases experienciais foram baseadas nos modelos adaptativos, são eles: experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experiência ativa. As competências foram desenvolvidas a partir de 5 etapas: contextualização e mobilização, definição da atividade de aprendizagem, organização, coordenação e acompanhamento e análise e avaliação. Uma avaliação quati-qualitativa foi realizada a fim de mensurar os resultados obtidos na culminância do projeto. Como resultado foram desenvolvidos sete protótipos de software resultantes da interdisciplinaridade de três componentes curriculares: banco de dados, programação e webdesigner. O tema transversal na área de cuidados de saúde (Do inglês health care) fomentou a atuação de profissionais da área de psicologia e medicina. Um portal disponível por meio do endereço doutores2019.com.br proporcionou a aprendizagem experiencial que utilizou como base as experiências concretas relacionadas ao tema de cada equipe. Os registros e as bases tecnológicas das disciplinas consubstanciaram as etapas de desenvolvimento do projeto integrador. Desta forma, as competências foram desenvolvidas a partir de momentos de explanação em sala, discussão em grupo e a definição de estratégias para alcançar os resultados estabelecidos. Os conteúdos relacionados as bases tecnológicas foram ministradas por meio de aulas expositivas e a fixação do conhecimento se deu por meio das atividades práticas nas fases de desenvolvimento do projeto integrador. Durante cada bimestre letivo foram apresentados os resultados de cada fase de desenvolvimento como instrumento avaliativo para obtenção de 50% da nota. Foram considerados aspectos experienciais, ou seja de aplicabilidade ao tema, e de conhecimento técnico. Os trabalhos desenvolvidos foram cuidados com síndrome de burnout, acidente vascular cerebral, hipertensão e diabetes, depressão, transtorno de personalidade, alzheimer e doação de sangue, ambos desenvolvidos com tecnologias baseadas em computação ubíqua. Foram submetidos a eventos científicos por meio de resumos sete trabalhos com a participação de 99% dos discentes. Além disso, os trabalhos foram explanados no IF comunidade e no evento de pesquisa de educação física. Pode-se concluir que plataformas ativas de aprendizagem podem representar um auxílio no processo de ensino interdisciplinar. Considera-se que a aprendizagem experiencial fortalece as habilidades e competências por meio de temas transversais através das experiências concretas dos discentes.