PLATAFORMAS DIGITAIS ALIADAS NO EMPREENDEDORISMO FEMININO PARA A CONCILIAÇÃO PROFISSIONAL E FAMILIAR
Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino , Plataformas digitais , Flexibilidade , Home officeResumo
A presença da mulher no empreendedorismo tem apresentado um crescimento contínuo no Brasil, consolidando-se não apenas como uma escolha de carreira, mas também como resposta às dificuldades socioeconômicas que restringem o ingresso no mercado de trabalho. Este estudo tem como objetivo geral enfatizar a importância das plataformas digitais como alternativa de trabalho para o empreendedorismo feminino, promovendo a conciliação entre vida profissional e familiar. Os objetivos específicos incluem: apresentar o uso das plataformas digitais, juntamente com o trabalho em home office, como aliadas das mulheres em busca de independência financeira e/ou profissional, proporcionando oportunidade e flexibilidade para o cuidado pessoal e familiar; evidenciar o crescimento do empreendedorismo digital feminino no atual cenário de mercado; e contribuir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, para estudos acadêmicos que abordem o tema do empreendedorismo feminino em plataformas digitais. A justificativa para esta pesquisa está no crescimento do empreendedorismo feminino impulsionado pelas plataformas digitais, que possibilitam adaptações no formato de venda de produtos e serviços conforme o novo modelo de mercado. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundamentada no levantamento e revisão de obras publicadas – artigos científicos, revistas, sites e livros – que serviram como base teórica para o estudo. Os resultados confirmam a importância das plataformas digitais e dos benefícios do trabalho em home office, especialmente para mulheres que desempenham múltiplos papéis, permitindo-lhes empreender e conciliar vida pessoal, familiar, social e profissional sem a necessidade de priorizar uma área em detrimento de outra. O estudo também contribui como referência para futuras pesquisas acadêmicas e como modelo de análise científica.