APIÁRIO E MELIPONÁRIO COMO SALAS DE AULA
Palavras-chave:
Abelhas, Agricultura familiar, Aulas práticas, Meliponicultura, Pasto apícolaResumo
A criação de abelha melífera é uma atividade que vem crescendo continuamente no Brasil. Em 2022 foram produzidos 60.966.305 quilogramas de mel, atingindo o valor de R$ 957.811, segundo dados da Pesquisa de Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2023). O Brasil se encontra na décima posição no ranking da produção mundial de mel, porém ainda existe um grande potencial não explorado. Roraima é um estado com grande potencial melífero pelas condições de clima e flora silvestre, o que torna o mel produzido de qualidade. A apicultura atende a critérios técnicos adequados ao tripé de sustentabilidade (ecológico, social e econômico). Tanto a meliponicultura quanto a apicultura são atividades sustentáveis mantidas como alternativas para complementação de renda familiar. O presente projeto almeja proporcionar, melhores condições de aprendizagem ao aluno do ensino técnico em agropecuária e agroindústria e do bacharelado em agronomia, propiciando um ambiente didático adequado para o ensino, pesquisa e extensão. A recuperação do apiário e criação do meliponário permitirá a valorização e incentivará novas iniciativas de carácter pedagógico que possam oportunizar inovação as atividades de ensino. O projeto tem como objetivo recuperar o apiário do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso e criar um meliponário, com o intuito de colaborar para o melhor desempenho dos discentes nas aulas práticas. Para divisão dos enxames, após aquisição das caixas e exames, será necessário, que os discentes aprendam como alimentar os enxames de forma correta por trinta dias antes da divisão, aprenderão formas seguras de amarrar os quadros, fixar a cera alveolada, preparar o novo local do apiário e manejar as abelhas para divisão. O Meliponário será instalado em um espaço destinado a área de paisagismo (com cultivo de um pasto apícola) para que possa ser visitado pela comunidade acadêmica interna e externa, mas com entrada controlada e com área para expansão. A espécie de melipona será capturada com armadilhas colocadas nas proximidades do campus e após colocação das armadilhas serão adquiridas as caixas, pintadas e fixadas no local adequado. Ao iniciar o projeto espera-se que com o envolvimento das diferentes disciplinas que serão trabalhadas nestes ambientes, ocorra maior interação entre as disciplinas da área técnica-básica e que o aluno consiga visualizar a importância de cada componente curricular trabalhado no decorrer do tempo. Na implantação do projeto a comunidade acadêmica terá a oportunidade de participar, principalmente os estudantes das disciplinas de apicultura, tecnologia de produtos apícolas, produção de animais monogástricos II, irrigação, fruticultura, fertilidade do solo e fruticultura. Através da apicultura e meliponicultura são gerados índices de produtividades significativos para a geração de renda dos pequenos produtores rurais.