PAUWAN NA’IK SUDADAN: Jardim didático em uma escola indígena de Amajari - Roraima
Palavras-chave:
Arte Educação, Comunidade Indígena Guariba, Meio ambiente, WapichanaResumo
Os jardins didáticos são boas ferramentas no campo educacional, pois proporcionam a vivência com plantas e animais, ornamentação de ambientes e são recursos pedagógicos valiosos para o ensino de diversas áreas. O presente projeto tem como objetivo geral a elaboração de um jardim didático na Escola Estadual Indígena Tuxaua Manoel Horácio (Comunidade Indígena Guariba, Amajari), com estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), a partir da demanda da necessidade de trabalhar de forma mais dinâmica a temática Meio Ambiente durante as aulas de Arte Educação e língua Wapichana e contribuir com o projeto de coleta e plantio de espécies nativas executado na referida escola. Para a realização das atividades foram adquiridas mudas e sementes de espécies selecionadas pela equipe do projeto, bem como o espaço disponível será preparado e as plantas direcionadas no local de acordo com suas características e disponibilidade. Os estudantes envolvidos nas atividades poderão acompanhar o desenvolvimento das plantas, estudar e valorizar as espécies nativas, elaborar arranjos e vasos para ornamentação, conhecer características das plantas, bem como seus usos e nomes na língua materna (Wapichana). O jardim elaborado pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e sensibilizar a comunidade sobre a importância do meio ambiente. Adicionalmente, o projeto contribuirá com a formação acadêmica de uma estudante do curso de Tecnologia em Aquicultura, egressa do curso Técnico em Agropecuária, através do treinamento de suas habilidades técnicas e como extensionista. Como resultados, espera-se promover a sensibilização da importância do meio ambiente e de espaços verdes nas escolas, disponibilizar o jardim para aulas diversas e promover o “pauwan na'ik sudadan” (plantar e semear, na língua Wapichana).