OFICINAS DE REFORÇO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES IMIGRANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Palavras-chave:
Imigrantes, Inclusão, Integração, Língua PortuguesaResumo
Este projeto propôs o ensino de Língua Portuguesa no formato de reforço escolar para estudantes imigrantes da rede pública estadual, em Boa Vista/RR, considerando que muitos enfrentavam dificuldades em acompanhar as aulas por não compreenderem totalmente a língua, utilizada em todas as disciplinas escolares. Ao desenvolver o aprendizado da Língua Portuguesa, o projeto buscou facilitar a progressão dos alunos nas diversas matérias, possibilitando maior compreensão das explicações e promovendo uma inclusão mais efetiva, no ambiente escolar. O ensino do idioma foi contextualizado, abordando aspectos culturais brasileiros, e visou não apenas a melhoria da comunicação em português, mas também a criação de oportunidades mais igualitárias de participação na escola e na sociedade. Em Boa Vista, há um crescente fluxo de imigrantes, especialmente da Venezuela, e muitos dos novos moradores são crianças e jovens que precisavam se adaptar ao contexto escolar brasileiro. Nesse cenário, o IFRR cumpre um papel social ao oferecer cursos de extensão para suprir as necessidades dessa população, promovendo a redução de desigualdades. A proposta do projeto foi preparar esses estudantes para que pudessem se expressar de forma autônoma em português, nas modalidades de fala, escrita, leitura e audição, favorecendo a autonomia e a compreensão nas disciplinas escolares. A execução envolveu a organização dos conteúdos, com enfoque em temas cotidianos. As aulas, interativas e dinâmicas, estimularam a escrita, a oralidade e a participação ativa, incentivando práticas colaborativas e promovendo contato com aspectos culturais brasileiros. A avaliação do projeto foi feita através do acompanhamento das atividades de comunicação oral e escrita, além da observação da interação em sala de aula. Cerca de 45 estudantes imigrantes foram beneficiados, alcançando um nível maior de integração escolar e social, enquanto nós, acadêmicas do curso de Letras do IFRR, campus Boa Vista, tivemos uma experiência prática enriquecedora de ensino inclusivo e intercultural.