PREVEST CAB: Oficinas preparatórias para vestibular promovidas pelo Campus Avançado Bonfim-RR

Autores

  • EDINEDE CRISTINA ALEXANDRE DE SOUZA IFRR
  • Camila Fernanda Gama Santos IFRR
  • João A. Carvalho do Vale IFRR
  • Afonso G. de Sousa Rocha IFRR
  • André Ferreira Silva IFRR
  • Josley Maicon de Sousa Nobrega IFRR

Palavras-chave:

Enem , Equidade, Ensino voluntário, Ensino superior

Resumo

O PreVest CAB é um projeto de ensino voluntário destinado à comunidade externa, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam estar melhor preparadas para prestarem vestibulares. O objetivo do projeto é proporcionar educação de qualidade e igualdade de oportunidades para estudantes de comunidades menos privilegiadas, preparando-os de maneira abrangente e inclusiva para os exames vestibulares, contribuindo assim para a promoção da equidade no acesso ao ensino superior. Para tanto, foram organizados quatro encontros, com quatro horas de duração cada, somando um total de 16 horas de aulas presenciais. As aulas ocorreram pela manhã no Campus Avançado Bonfim, atendendo uma necessidade da comunidade escolar. O projeto foi estruturado em etapas que incluíram o planejamento, divulgação, inscrição e execução. A iniciativa contou com a colaboração de professores convidados com formação na área propedêutica, cujo cronograma iniciou no mês de outubro, com oficinas nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação, Ciências da natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, além de Ciências humanas e suas tecnologias. Para o encerramento das oficinas foi aplicado um simulado, para que os estudantes colocassem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, avaliar seu próprio desempenho em um ambiente que simula as condições reais de um exame vestibular, além de identificar áreas que necessitam de maior atenção e aprimoramento. O simulado também foi utilizado como uma oportunidade de feedback para os organizadores do projeto, permitindo ajustes e melhorias em futuras edições. Foram atendidos cerca de 50 estudantes, tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Contou-se com a colaboração de sete professores voluntários, incluindo servidores técnicos com formação nas áreas de conhecimento das oficinas. Portanto, infere-se que o projeto contribuiu com a melhoria do desempenho dos estudantes nos vestibulares, bem como mitigou as disparidades educacionais, promovendo igualdade de oportunidades, maior representação e participação de estudantes da comunidade em vestibulares, promovendo a abertura de novas perspectivas e oportunidades para os participantes. Além disso, os estudantes voluntários desenvolveram habilidades de liderança e trabalho em equipe, enriqueceram seu conhecimento em diversas áreas de estudo e permitiu que o desenvolvimento de habilidades para superar obstáculos acadêmicos e profissionais que, atuando em benefício dos munícipes, contribuindo assim, com a formação integral dos estudantes.

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Publicado

2024-12-13