RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PIPEX - LITERATURA E BIODIVERSIDADE EM FOCO: divulgação literária de autores e obras de Roraima.
Palavras-chave:
Literatura, Biodiversidade, Valorização, IdentidadeResumo
O presente projeto Literatura e Biodiversidade em foco: divulgação literária de autores e obras de Roraima visa promover a valorização e a divulgação da literatura de Roraima, a partir do estudo de autores, suas obras e a relação entre cultura e biodiversidade local. Uma vez que a literatura do estado, rica em descrições de sua biodiversidade e profundamente ligada à identidade cultural local, desempenha um papel essencial na construção de uma consciência ambiental e cultural. No entanto, a falta de divulgação e de espaços de discussão sobre esses temas resulta em uma não valorização de destaque aos autores locais e de suas obras, além de uma desconexão entre a população e o patrimônio natural do estado. Pimentel (2023) aponta, em sua pesquisa sobre literatura de Roraima, que, embora haja um número significativo de escritores e obras na região, o sistema ainda não está completamente consolidado. Essa situação é atribuída, em parte, à interação limitada entre os autores e o público leitor, bem como à necessidade de fortalecer o consumo e a valorização da literatura local. Dessa forma, o projeto é uma iniciativa para resgatar e promover a literatura de Roraima, ao mesmo tempo em que sensibiliza a sociedade para a importância da preservação ambiental. Sua realização enriquece o cenário cultural local, e contribui significativamente para a formação acadêmica dos estudantes e profissionais envolvidos, e para o ensino de literatura regional na educação básica, dialogando com a proposta curricular prevista no plano estadual. Assim, o principal objetivo é fortalecer a identidade cultural regional e sensibilizar a comunidade sobre a importância do patrimônio ambiental, a fim de fortalecer o pertencimento local e a responsabilidade ecológica. Para isso, foram adotadas abordagens interdisciplinares, com a promoção de atividades majoritariamente voltadas para a comunidade externa, como docentes e demais profissionais que atuam na educação básica, estudantes de cursos de licenciaturas e demais interessados na temática. A metodologia inclui mapeamento e estudo de obras literárias; estudo de temas e símbolos relacionados à biodiversidade e sua contextualização com a história e geografia do Estado; planejamento e realização de roda de conversa com autores; oficina de fotografia nas áreas biologia, história, geografia, com profissionais convidados; leitura coletiva de obras; evento cultural para exposição de obras e textos literários. Ao final, objetiva-se a produção de conteúdo educativo e de divulgação denominado coletânea temática de literatura e biodiversidade de Roraima, onde serão reunidos e indicados autores e obras. Os resultados esperados incluem aumento na visibilidade dos autores e obras locais, a valorização cultural e ambiental, o fortalecimento da conexão entre literatura e biodiversidade e a proposição da temática para o ensino na educação básica.