CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO PEI: A importância do Google Docs para uma educação inclusiva

Autores

  • OGACIANO DOS SANTOS NEVES Instituto Federal de Roraima

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Escrita Colaborativa, Inclusão, Plano Educacional Individualizado

Resumo

A implementação de práticas pedagógicas colaborativas, especialmente no contexto da educação inclusiva, tem se mostrado uma estratégia eficaz no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mais equitativos. O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta essencial nesse processo, pois possibilita a personalização do ensino-aprendizagem conforme as necessidades/especificidades de cada aluno. Este trabalho, de abordagem qualitativa, subsidiado por uma revisão bibliográfica, apresenta um relato de prática de escrita colaborativa utilizando o editor de textos Google Docs na elaboração do PEI, desenvolvido e aplicado ao longo de 8 meses, em uma escola pública no município de Boa Vista/RR, contando com a participação de 35 professores dos 1º aos 5º anos, coordenadores, professora mediadora da educação especial, professora da sala de recursos multifuncionais, direção e familiares. A pesquisa se baseia na seguinte questão-problema: como promover a inclusão por meio da produção colaborativa do PEI?A implementação de práticas pedagógicas colaborativas, especialmente no contexto da educação inclusiva, tem se mostrado uma estratégia eficaz no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mais equitativos. O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta essencial nesse processo, pois possibilita a personalização do ensino-aprendizagem conforme as necessidades/especificidades de cada aluno. Este trabalho, de abordagem qualitativa, subsidiado por uma revisão bibliográfica, apresenta um relato de prática de escrita colaborativa utilizando o editor de textos Google Docs na elaboração do PEI, desenvolvido e aplicado ao longo de 8 meses, em uma escola pública no município de Boa Vista/RR, contando com a participação de 35 professores dos 1º aos 5º anos, coordenadores, professora mediadora da educação especial, professora da sala de recursos multifuncionais, direção e familiares. A pesquisa se baseia na seguinte questão-problema: como promover a inclusão por meio da produção colaborativa do PEI? Objetivo: demonstrar como a aplicação da escrita colaborativa por meio do Google Docs facilitou a criação, edição, reestruturação e implantação do PEI, contribuindo para a inclusão, a formação integral e a educação de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Metodologia: esta dividiu-se em cinco etapas: 1) Revisão bibliográfica sobre o PEI e o uso de ferramentas colaborativas; 2) Criação coletiva do modelo do PEI, com a participação ativa de professores e profissionais da escola; 3) Oficinas de Criação do PEI por séries, com foco na colaboração entre os professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos), inserindo os conteúdos, as habilidades e as competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC com foco na formação integral; 4) Criação colaborativa do PEI no Google Docs, com a produção dos planos de ensino de forma individualizada e online; 5) Aplicação considerando: os conteúdos, objetivos, metodologias, recursos práticos e concretos, avaliação qualitativa, as potencialidades e dificuldades dos alunos. Resultados: a produção online do PEI, com a participação de professores, coordenação e pais, facilitou a troca de feedbacks e a construção colaborativa do documento. Inicialmente, alguns professores apresentaram dificuldades na usabilidade da ferramenta. No entanto, o Google Docs, com suas funcionalidades de edição, sugestão e visualização, permitiu o compartilhamento eficiente de informações, superando as dificuldades de tempo e espaço enfrentadas por professores que trabalham em dois turnos. Outrossim, promoveu-se uma maior integração entre os profissionais da escola, permitindo que todos colaborassem cada um na sua área de atuação, favorecendo a inclusão e a formação integral dos alunos. O acompanhamento das edições e a facilidade de acessibilidade garantiram que o PEI fosse constantemente revisado e ajustado, atendendo de forma mais precisa às necessidades de cada aluno. Considerações Finais: a escrita colaborativa mediada pelo Google Docs representou uma inovação significativa na elaboração do PEI. Esta prática facilitou o envolvimento de diversos profissionais e familiares, permitindo a criação de um plano educacional mais eficaz e personalizado. Com isso, a escola pôde oferecer uma educação mais inclusiva, alinhada às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma formação integral que abarcou os aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos estudantes e as suas múltiplas inteligências. 

Downloads

Publicado

2024-12-13